Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU na Região Norte

#PraCegoVer: funcionário mexendo em caixa de ferramentas na varanda da base do SAMU, ao fundo outro funcionário trabalhando com a enxada (Foto: Divulgação/PMC)

 

A Região Norte de Caraguatatuba ganhará uma base fixa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para atendimento de pacientes na próxima quarta-feira (19/09). A inauguração será feita pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, a partir das 8h30.

O espaço é finalizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.

Estará disponível para a população uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.

O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.

O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiro privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.

O investimento gira em torno de R$ 220 mil e a base do SAMU será entregue ainda em setembro.

Base Sul

Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo. No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.

Com a retomada das obras da UPA Sul no fim do mês, o local receberá um espaço para abrigar a equipe de atendimento para deslocamento nos bairros da Região Sul.

Compartilhar

Arquivos