A Praia do Félix, na região norte de Ubatuba, está entre as três praias brasileiras que concorrerão ao recebimento de um dos mais importantes selos socioambientais do mundo: a Bandeira Azul. Além da Praia do Félix, apenas outras duas estão no páreo: Prainha e Itaúna, ambas no Rio de Janeiro. A Bandeira Azul já foi concedida também à Praia do Tombo, no Guarujá – SP e à marina Costabella, em Angra dos Reis-RJ.
O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional com sede em Copenhagen (Dinamarca). No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambiental Ratones (IAR). O objetivo é tentar compor um seleto grupo de praias e marinas ambientalmente sustentáveis.
As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se a cumprir os critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. As avaliações ocorrem em três instâncias: operador nacional do programa, júri nacional – do qual faz parte o Ministério do Turismo – e júri internacional.
O prefeito comemora o fato de Ubatuba estar concorrendo a este importante selo: “temos conquistado diversos prêmios no quesito preservação ambiental e sustentabilidade, o que vem sendo a marca registrada na nossa administração. Temos em Ubatuba dezenas de praias de natureza extremamente preservada e belezas incomparáveis e a Praia do Félix é uma delas. Um lugar belíssimo, que realmente merece ser reconhecido como destaque entre as praias brasileiras”.