O APMC – Arquivo Público do Município de Caraguatatuba foi criado através da Lei Municipal nº. 667/98, de 20 de março de 1998, subordinado à FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Teve como primeira sede, as antigas Oficinas Culturais do centro (Hotel Vitória, demolido.), e segunda sede um espaço no CIEF Poiares. Recebeu o nome de seu benemérito, o senhor Arino Sant’Ana de Barros, e passou a funcionar e atender em uma sala do Pólo Cultural “Profª. Adaly Coelho Passos” em 12 de junho de 2002.
A função primordial do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” é conservar, organizar e dar acesso à população aos documentos públicos do município sob sua guarda, que devem ser mantidos permanentemente por seu valor de prova, histórico e de fonte de informação.
Arquivo Público Municipal – instituição arquivística pública responsável por formular e implementar políticas públicas de arquivos e gestão documental e assegurar a preservação e acesso aos documentos de guarda permanente.
Dep. de Gestão SAESP/Governo do Estado de SP.
RESUMO HISTÓRICO DA CIDADE DE CARAGUATATUBA
No século XVI, a enseada de Caraguatatuba era conhecida como Enseada dos Guaromomins, nome dos seus primeiros habitantes, remanescentes do grupo indígena Guaianá.
O povoado de Caraguatatuba surgiu a partir do desenvolvimento de Ubatuba e São Sebastião, com seus portos de grande importância no século XVII.
Entre 1664 e 1665 (período aproximado através de análise da escassa documentação da época), Manuel de Faria Dória, Capitão-mor da Capitania de Itanhaém, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
No início do século XVIII, devido a um surto epidêmico de varíola, conhecida popularmente como “doença das bexigas”, a vila foi abandonada.
Mais de um século depois voltou a ser ocupada e em 16 de março de 1847, o então Presidente da Província de São Paulo, Manuel da Fonseca Lima, elevou-a a condição de “Freguesia”.
Em 20 de abril de 1857, Caraguatatuba obteve sua emancipação política e administrativa.
O município foi reconhecido como Estância Balneária em 30 de novembro de 1947.
Em 1967, Caraguatatuba foi atingida por uma grande catástrofe que vitimou centenas de caiçaras, trouxe grandes prejuízos materiais e ambientais. Essa tragédia alterou a paisagem com a “queda” de paredões da serra do mar, desmoronamentos de morros e mudança na rota e/ou extinção de veios d’água e córregos.
Contudo, mais uma vez Caraguatatuba se reergueu. A “Princesinha do Mar” evoluiu muito urbanisticamente e turisticamente nas décadas seguintes.
Caraguatatuba hoje é sinônimo de prosperidade no litoral norte paulista.
Origem do nome CARAGUATATUBA
Caraguatá (Tupi) = planta espinhosa (uma espécie de Bromélia) + tuba (Tupi) = grande quantidade, abundância. Caraguatá em abundância.
Links sugeridos:
– Arquivo Público do Estado de São Paulo
– Revista Histórica – Publicação Trimestral do Arquivo Público do Estado de São Paulo – nº 15 julho/agosto/setembro 2004
Amigos do Arquivo Público
de Caraguá
Um sábio disse um dia que uma pessoa sem amigos é como uma planta sem raízes. O Arquivo Público do Município de Caraguatatuba Arino Sant’Ana de Barros precisa de amigos para se fortalecer e florescer.
Pedimos aos moradores e apaixonados por Caraguá que se tornem amigos e parceiros do Arquivo Público do Município. Junte-se a nós para debater, discutir e trocar idéias, argumentos e opiniões, conhecimento e lembranças sobre o papel e os conjuntos documentais do Arquivo Público. Vamos falar de História, da Memória e da Cultura de Caraguatatuba. Estaremos praticando cidadania, atuando para o fortalecimento de nossa identidade cultural e pelo bem do nosso município.
Os encontros dos Amigos do Arquivo Público de Caraguá serão divulgados através do nosso site e do Informativo Cultural O Obelisco, da FUNDACC. Não percam o encontro!
Local: Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” – Entrada pela Praça do Caiçara.
Acompanhem o Arquivo Público do Município pelo Orkut, Facebook e Twitter:
Orkut: APMC Arquivo Público
Twitter: @APMC_Arquivo
Fan Page no Facebook: Arquivo Público do Município de Caraguatatuba
Endereço
Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”
Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos – Praça Cândido Motta, 72, centro, Caraguatatuba – CEP 11660-300.
Tel.: (12) 3883-9980.
e-mail: arquivopublico@fundacc.com.br
Horário de Funcionamento
Segunda à sexta-feira das 9h00 às 12h e das 13h30 às 17h
[nggallery id=56]