Josiane Carvalho
Trinta Dias. Este é o prazo para o inicio dos trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes constituída para acompanhar e avaliar a instalação da 3ª fase da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato em Caraguatatuba (UTGCA). A proposta, de autoria do vereador Pedro Ivo de Sousa Tau (PSD) foi aprovada pela maioria dos vereadores na última sessão ordinária realizada na noite de terça-feira.
Não é de hoje que a Câmara Municipal procura acompanhar de perto todas as obras de construção da Base de Gás no município. Em outras ocasiões e lideradas sempre pelo vereador Pedro Ivo, o grupo chegou a fazer uma série de visitas ao endereço da unidade para tentar entender melhor todo o processo da extração do gás.
Para o vereador o trabalho da comissão tem uma importância muito grande para a execução da obra tendo em vista todos os questionamentos e pedidos de esclarecimentos feitos durante o período em que a empresa esteja operando. “Esta será a terceira comissão para acompanhar de perto mais uma obra dentro da UTGCA. Acreditamos muito na importância deste trabalho por ser necessário para tentar sanar as dúvidas e ouvir os questionamentos da população, principalmente, com relação aos possíveis problemas surgidos durante o processo de ampliação da base”, frisou.
De acordo com estimativas da própria empresa a obra deve durar ao menos três anos gerando cerca de 300 empregos e aumentando efetivamente a produção do gás em 2 milhões de metros cúbicos (um metro cúbico equivale a mil litros). Com isso, a base passaria a produzir dos atuais 18 para 20 milhões de m³ por dia.
“Nós temos de verificar se de fato tudo o que a empresa informa é realmente verídico e, além disso, observar quais os impactos desta obra para a nossa cidade. Entre nossas preocupações está a contratação efetiva de mão de obra do Município e a necessidade de sugerir melhorias para o poder público, seja o Governo Municipal ou Estadual”, comentou.
Além das ações ligadas diretamente a obra em si, para o vereador esta será a grande oportunidade de sanar dúvidas com relação a atual operação da base. “Certamente vamos questionar se estão extraindo o valor definido anteriormente, se o transporte do produto ainda é feito pela rodovia e ainda como está o plano de emergência. Esta é, sem dúvida, nossa grande oportunidade para isso”, argumentou.
Além de Pedro Ivo, que como autor da proposta deverá presidir a comissão, mais dois vereadores serão escolhidos nas próximas sessões, possivelmente por sorteio.