Josiane Carvalho
Dentro de 15 dias a Prefeitura de Caraguatatuba deve publicar o edital da licitação para as obras de readequação do prédio onde funcionaria um Mercado Municipal e que será transformado em um Centro do Idoso. O anuncio foi feito pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) durante a cerimônia de denominação da Vila Dignidade, localizada no mesmo bairro, e que fez uma homenagem a Sérgio Ubirajara Midões.
A intenção da Administração Municipal é utilizar a área para diversas atividades voltadas aos idosos e também às pessoas com deficiência.
De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba no espaço serão desenvolvidas atividades esportivas, culturais e de apoio aos idosos além de preparação, seleção e encaminhamento de deficientes para o mercado de trabalho. “A ideia é transformar esta região em um grande Complexo voltado para os idosos e as pessoas com deficiência. O intuito, no caso das pessoas com mais de 60 anos, é proporcionar a sensação de utilidade promovendo atividades que possam ser feitas durante o dia e, no final da tarde, estas pessoas retornam para os seus lares. Sabemos perfeitamente das dificuldades e muitos familiares em encontrar um espaço planejado para este tipo de ação e, além disso, há pessoas sem condições de pagar um cuidador. Com isso evitamos inclusive a ida deles para as instituições de longa permanência”, explicou.
Ainda segundo Ivy além das atividades para os mais velhos, a pessoa com deficiência também poderá encontrar naquela região um centro de formação e preparação profissional. “Queremos oferecer cursos profissionalizantes ou de capacitação para que as pessoas com dificuldade de mobilidade se preparem para o mercado de trabalho, bem como, façamos o encaminhamento de vagas. Além disso, transferiremos a sede da nossa secretaria para este mesmo complexo para garantirmos uma proximidade maior com o público alvo de nossa pasta”, finalizou.
Homenagem
Bastante emocionado o grande homenageado do dia Sérgio Ubirajara Midões agradeceu a iniciativa do prefeito Antonio Carlos. “Logo no inicio visitei esta obra e achei excelente saber que os idosos de nossa cidade são tratados com respeito e dignidade. Só tenho a agradecer ao prefeito por esta belíssima homenagem”, frisou.
Midões colaborou com a instalação e aprovação da primeira Comissão de Saúde de Caraguá. Participou do Conselho Municipal de Saúde e do primeiro encontro Regional de Conselheiro e Movimento de Saúde do Litoral Norte Paulista. Além disso, participou de entidades religiosas, como a construção da vila para idosos em Caraguá. Viveu na cidade até março de 2010. Para ele, o Município é sua cidade do coração, onde fez muitos amigos e mantém excelentes recordações dos velhos tempos.