Cerca 90 pessoas definiram na segunda-feira (9/04/2012) as primeiras propostas para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será nos dias 27 e 28 de abril. Na reunião, realizada no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), foram escolhidos os 18 delegados (titulares e suplentes) para representar a população da região central no encontro do final do mês.
As outras duas Pré-Conferências serão nesta quarta-feira (11), na Emef Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, e no dia 17 de abril (terça-feira) na Emef Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba. As reuniões começam às 18h30. O número de delegados, entre titulares e suplentes, a ser escolhido em cada encontro equivale a 20% do público presente.
A população pode fazer propostas baseadas nos seguintes eixos temáticos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses (aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório ou não) e próteses; e segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, e a coordenadora geral da conferência, Juliana Coelho Araújo, conduziram o debate. O público fez sugestões relacionadas à capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho, acessibilidade, aumento do número de assentos preferenciais nos ônibus, material didático em braile, Libras (Língua Brasileira de Sinais), esporte, lazer, telefones públicos, reuniões periódicas e à alteração da grade curricular de cursos universitários.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas propostas e perspectivas” será na secretaria de Educação e na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, ambas no Indaiá, nos dias 27 e 28, respectivamente. Para essa etapa é necessário se inscrever previamente no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/ ou na secretaria.
Os cadeirantes e as pessoas com mobilidade reduzida podem requisitar com antecedência o transporte gratuito pelo telefone (12) 3897-7023.
As Pré-Conferências são uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi).