Primeiro simulado do Apell Caraguá será em junho
O primeiro simulado do processo Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) em Caraguá será realizado em junho. A data do treinamento ainda vai ser definida. Na sexta-feira (30/03/2012), o plano foi apresentado oficialmente ao público no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Cerca de 170 pessoas compareceram ao evento.
Em Caraguá, a primeira área a integrar o Apell compreende um raio de 600 metros dos dois lados do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão na Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) Monteiro Lobato. O perímetro abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan. O programa não é um sistema pronto, mas é construído e mantido com a participação integrada do poder público, indústria e da comunidade.
O gerente de articulação e contingência Regional da Petrobras (São Paulo e Centro-Oeste), Leonardo Mitidiero Mansor, e o coordenador do Grupo de Apoio Externo do Apell de Campo Elíseos (polo industrial de Duque de Caxias–RJ), João Ariel Blanco Ferreira, explicaram o programa e responderam aos questionamentos do público.
As perguntas estavam relacionadas ao funcionamento da Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) Monteiro Lobato, risco de explosão, sistema de alarme e voluntariado.
A implementação do programa obedece 10 etapas: identificar participantes e estabelecer a comunicação; avaliar os riscos; rever planos existentes e identificar eventuais lacunas e falhas; estabelecer funções e atribuições; planejar tarefas e recursos necessários; incorporar planos individuais ao público integrado; preparar plano final e validar; treinamento; teste, revisão e atualização; e orientação e divulgação ao público.
Outros aspectos enfatizados pelo programa são o conhecimento dos sinais de alarme, planos de evacuação, equipamentos adequados, treinamento, comunicação, análise de risco, planejamento seguro do uso e ocupação do solo e legislação.
A implantação do processo Apell em Caraguá é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Trânsito e Defesa Civil, e da Petrobras.
Telefones para situações de emergência
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Petrobras: 0800-77-00-112