EDITAL Nº 014 DE 27 DE JUNHO DE 2012 – FIXA REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA “IV VEJA CARAGUÁ – MEU CENÁRIO PREFERIDO”
A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o objetivo de valorizar o talento dos fotógrafos e da comunidade, e também destacar as belezas de Caraguatatuba, sua paisagem, seu povo, suas peculiaridades, torna público para conhecimento dos interessados, que abrirá inscrições para o Concurso de Fotografia “IV VEJA CARAGUÁ – MEU CENÁRIO PREFERIDO”, com as seguintes condições:
1 – DAS INSCRIÇÕES:
1.1 – As inscrições serão gratuitas e terão início no dia 27 de junho de 2012, às 09:00h e término dia 15 de agosto de 2012, às 17:00h.
1.2 – Para inscrição, o candidato deverá baixar a ficha de inscrição disponível no site www.fundacc.com.br, preencher, imprimir e entregar pessoalmente ou via correio, na sede da FUNDACC, localizada na Rua Santa Cruz, nº. 396, Centro Caraguatatuba/SP, em dias úteis, das 09:00 h às 17:00 h.
1.3 – Anexo à ficha de inscrição, o candidato deverá entregar um CD com no máximo 03 (três) fotos gravadas, seguindo as especificações do item 2 deste Edital.
1.4 – Do referido concurso poderão participar fotógrafos e estudantes de toda região do Brasil, desde que as imagens tenham sido produzidas na cidade de Caraguatatuba.
1.5 – No caso de inscrição de menores, o pai ou responsável pelo menor deverá preencher e assinar o campo determinado na ficha de inscrição.
1.6 – Não será permitida a participação de funcionários e membros da FUNDACC, nem do Conselho Deliberativo, bem como seus familiares, além dos representantes de cargos eletivos da Comissão Municipal Setorial de Cine, Foto e Vídeo.
2 – ESPECIFICAÇÕES:
2.1 – A inscrição será efetivada mediante a apresentação das fotografias em formato JPEG, contendo entre 2 e 3 megapixels e 300 DPI, nos termos dos itens 1.2 e 1.3 deste Edital. Serão julgadas apenas 03 (três) fotos por participante.
2.2 – As fotografias concorrerão nas seguintes categorias: Profissional, Amador e Estudante.
2.3 – As fotografias devem apresentar as seguintes especificações técnicas:
a) A fotografia deverá ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes;
b) A fotografia deverá ser colorida ou monocromática;
c) A fotografia deverá ser obrigatoriamente relacionada com o tema proposto;
d) A fotografia deverá conter entre 2 e 3 megapixels e 300 DPI;
2.4 – Serão válidas somente as fotografias feitas na cidade de Caraguatatuba.
2.5 – São proibidas alterações drásticas nas imagens, como colocação ou retirada de elementos ou uso de efeitos especiais.
2.6 – A utilização de programa de edição de imagem via computador deverá ocorrer apenas para ajustes de parâmetros básicos como cor, contraste, nitidez e saturação.
3 – DO TEMA:
3.1 – O presente concurso tem como Tema “Meu Cenário Preferido”, no qual se espera que o candidato apresente uma cena específica de Caraguatatuba, que represente o seu ‘lugar’ preferido no município, como exemplos: uma praia, uma praça, um monumento, um prédio público, ou quaisquer outros da preferência do candidato.
4 – DO JULGAMENTO:
4.1 – Uma Comissão Julgadora, indicada pela FUNDACC e composta por fotógrafos profissionais não residentes em Caraguatatuba, será a responsável pela escolha das fotografias vencedoras do concurso.
4.2 – As fotografias serão julgadas sob os seguintes critérios: Criatividade, Originalidade, Suficiência Técnica, Estética e Conformidade com o Tema.
4.3 – As decisões dos jurados serão soberanas e irrecorríveis.
4.4 – As fotografias que não estiverem em conformidade com os itens deste Regulamento serão inabilitadas.
4.5 – O resultado será divulgado no dia 29 de setembro de 2012, durante Cerimônia de Premiação nas dependências do Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos, localizado na Praça Dr. Cândido Mota, nº. 72, Centro.
5 – DA PREMIAÇÃO:
5.1 – A premiação se dará da seguinte forma:
I CATEGORIA PROFISSIONAL:
a) 1° lugar R$ 800,00 (oitocentos Reais);
b) 2° lugar R$ 400,00 (quatrocentos Reais);
c) 3º lugar R$ 200,00 (duzentos Reais).
II CATEGORIA AMADOR:
a) 1° lugar R$ 600,00 (seiscentos Reais);
b) 2° lugar R$ 300,00 (trezentos Reais);
c) 3º lugar R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais).
III CATEGORIA ESTUDANTE:
a) 1° lugar R$ 300,00 (trezentos Reais);
b) 2º lugar R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais);
c) 3º lugar R$ 100,00 (cem Reais).
5.2 – A premiação será realizada em cerimônia prevista para o dia 29 de setembro de 2012, nas dependências do Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos, localizado na Praça Dr. Cândido Mota, nº. 72, Centro.
6 – DISPOSIÇÕES GERAIS:
6.1 – Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos deste Regulamento.
6.2 – A simples inscrição da(s) fotografia(s) no concurso, pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente Regulamento.
6.3 – Os casos omissos ou não esclarecidos neste Regulamento serão objeto de deliberação da FUNDACC e da Comissão Julgadora.
6.4 – Todos os participantes do concurso, asseguram desde o momento de sua inscrição, que são detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à obra inscrita, e autorizam neste momento a veiculação ou publicação pela FUNDACC, para divulgação de suas ações institucionais, sempre dando crédito ao fotógrafo premiado.
6.5 – Este regulamento estará disponível no site www.fundacc.com.br para ciência dos interessados.