Música, teatro, palestra, plantio de árvore marcaram nesta terça (18/06/2013) o “Encontro de Combate à Violência contra o Idoso”, promovido pelo Governo Municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. O evento foi realizado no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), Jardim Jaqueira, para reforçar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, no último dia 15.
O vice-prefeito Antonio Carlos Júnior ressaltou a importância da convivência com os idosos como forma de aprendizado e troca de afeto. ”Temos muito a aprender com os mais velhos e, como um dia envelheceremos também, temos que cuidar deles e respeitá-los”, afirmou.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba disse que em Caraguá a questão da violência contra o idoso é abordada por diversas secretarias municipais e instituições com o objetivo de identificar as principais causas além de apontar formas de prevenção e denúncia.
“A violência pode ser silenciosa e sutil. O importante é denunciar. Todos têm direito à dignidade até o último dia de vida”, afirmou Ivy.
O grupo de teatro do Cremi apresentou a peça “Filhos, se não tê-los como sabê-los?”, que aborda a falta de respeito com os idosos seja no transporte público, no pouco dinheiro recebido na aposentadoria ou nos maus tratos por pessoas da própria família.
A diretora de Projetos para o Idoso, Zally Pinto Vasconcelos de Queiroz, proferiu palestra sobre o que é violência e abuso contra os idosos. “A melhor forma é a prevenção. Para isso temos de educar nossas crianças para o envelhecimento, proporcionar capacitação dos cuidadores, inclusive dentro das famílias e promover políticas públicas voltadas para proteção dos idosos”, disse.
Ao final da solenidade houve distribuição de sementes da planta nativa Eugenia brasiliensis, conhecida como grumixama e plantio de mudas na entrada do Cremi.
Denúncias
Disque 100 – número nacional para denúncias de violência
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Rua Jorge Burhian, 300, Jardim Jaqueira – Tel. 3897-9773
Ministério Público – Tel. 3882-1099
Delegacia de Polícia – Av. Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, por meio de notificações compulsórias dos casos suspeitos por ocasião dos atendimentos na rede.
Ouvidoria da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Tel. 0800 774 7055 ou no Balcão de Atendimento da secretaria – Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, pelo e-mailconselho.sepedi@caraguatatuba.sp.gov.br – Tel. 3897-7023 ou 08007747055