Neste mês de setembro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formará mais 456 alunos, de nove escolas da rede municipal de ensino. O Proerd é desenvolvido junto aos alunos do 5º ano, com idades entre 9 e 10 anos. Entre abril e maio se formaram 317 estudantes.
Participam da formatura estudantes das escolas: Prof. Oswaldo Ferreira, Profª Maria Thereza de Souza Castro, Carlos Altero Ortega, Prof. João Benedito Marcondes, Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Profª Aida de Almeida Castro Grazioli , Emef Prof. João Batista Gardelin, Profª Maria Moraes de Oliveira e do CIDE Centro (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional).
O curso tem duração de três meses e as aulas são ministradas uma vez por semana nas escolas participantes dentro dos horários de aula.
Os instrutores do projeto são o cabo da Polícia Militar Ligia de Oliveira e o soldado da PM João Silva De Paula. Lígia explicou que o curso é voltado para prevenção contra as drogas e violência e que o objetivo é conduzir o aluno à valorização da própria vida.
Durante o trabalho, são abordadas situações nas quais eles podem se deparar tanto com drogas lícitas (bebidas alcoólicas e cigarro) quanto ilícitas (maconha, cocaína, crack). “Analisamos as escolhas e suas consequências. Como também se livrar da pressão do grupo social para experimentar essas substâncias. Queremos ensiná-los a alcançar metas e objetivos, ficando longe das drogas e da violência. As aulas também levam as crianças a refletir sobre as coisas boas da vida: família, amigos”, disse Lígia.
No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992, baseado na versão norte americana Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E, criada em 1983. A ação é um esforço cooperativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
Em Caraguá, o programa foi adotado nas escolas municipais em 1999 e já formou mais de 26 mil alunos. O Proerd é uma parceria do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com o comando do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Dia 10 (terça) – 9h30
Local – Emef Prof. Oswaldo Ferreira – Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 190 – Casa Branca
Formandos – alunos das escolas Prof. Oswaldo Ferreira e Profª Maria Thereza de Souza Castro
Dia 12 (quinta) – 9h30
Local – Emef Carlos Altero Ortega – Rua Olavo Bilac, 15 – Morro do Algodão
Formandos – alunos das escolas Carlos Altero Ortega e Prof. João Benedito Marcondes
Dia 23 (quarta) –
Local – Emef Prof. Lúcio Jacinto dos Santos – Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga
Formandos – alunos das escolas Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, Prof. João Batista Gardelin, Profª Maria Moraes de Oliveira e da Profª Maria Aparecida de Carvalho