Caraguá participa de projeto nacional pela Paz, Educação e Segurança
O Governo Municipal por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com a RedSolare Brasil, aderiu ao Projeto “Presença – A criança na sua Felizcidade”.
Esse projeto será realizado no dia 12 de outubro, em 20 cidades brasileiras e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a ocupação de lugares públicos com segurança, principalmente por crianças. Em Caraguá, as ações serão na Praça Cândido Motta, Centro, a partir das 10h.
Nessa data, serão entregues bonecos de pano (João e Maria) como “Mensageiros da Paz” e por uma cultura da educação. Também haverá diversas atividades como aula de ioga, contação de histórias, apresentação dos alunos do projeto Circo na Escola, entre outras.
A coordenadora do evento no município, professora Gislene Conceição, explica que a RedSolare Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, está liderando um movimento organizado por crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições de educação, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.
Segundo a coordenadora, a proposta é que bonecos sejam confeccionados pelas crianças e suas famílias, simbolizando os cidadãos da cidade. “E que a cidade é nossa casa e precisa ser cuidada por todos. Precisa ter seus espaços públicos ocupados”, disse.
Algumas instituições já confirmaram a colaboração e participação na confecção dos bonecos: Creche Meimei, Associação de Combate ao Câncer e a Fraternidade Feminina Maria Meira, Associação de Amparo e Proteção à Criança e ao Adolescente (Soaproc), Centro de Convivência da Terceira Idade, Vila Dignidade, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano(Acalento), Centro do Professorado Paulista, Casa Beija Flor, Escola Estadual Colônia dos Pescadores, Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), entre outras instituições.
Os interessados em contribuir com bonecos artesanais podem entregar o material produzido no Instituto Educacional e Cultural Paideia, no bairro Sumaré, até dia 10 de outubro.
Instituto Educacional e Cultural Paideia – Rua Ilhabela, 239, bairro Sumaré. Tel. 3282-3563.