Quem passou pela Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguatatuba, no último fim de semana (22 e 23/2), pôde conferir a produção do trabalho de encerramento das oficinas de maracatu, “Baque do Mar”, e de vídeo, “Escrever com a Luz – Módulo III”.
Além de promover a junção das linguagens artísticas, o encontro contou com a participação de integrantes do grupo “Itaomi”, de Ubatuba, e dos batuqueiros de Boiçucanga. Os alunos da oficina de vídeo tiveram a oportunidade de vivenciar aulas práticas e produzir, como trabalho final, um documentário sobre a oficina de maracatu. A captação do som direto para o vídeo foi realizada em parceria com o profissional Rogério Naccache.
Sob coordenação do músico Rafael Marotti, “Baque do Mar” teve como objetivo atender a comunidade, proporcionando vivências rítmicas do maracatu, difundindo a arte por meio de instrumentos de percussão.
Já a oficina de vídeo “Escrever com a Luz”, foi coordenada pelo cineasta Zoran Djordjevic e instruiu iniciantes sobre o manuseio e funcionamento de câmeras fotográficas e de vídeo, propondo a democratização da cultura, por meio de imagens que colaborem com a construção da cidadania. A intenção do grupo é realizar posteriormente uma mostra com os trabalhos produzidos nos 3 módulos da oficina.
As atividades foram gratuitas e realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo junto com a Secretaria da Cultura, Poiesis – Organização Social de Cultura e Oficina Cultural Altino Bondesan, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal.
Assessoria de Imprensa
Fundacc – Fundação Educacional e
Cultural de Caraguatatuba