O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou no último fim de semana a liberação de R$ 300 milhões às estâncias para o ano de 2014 durante reunião ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), realizado em Serra Negra. Segundo o governador, até o final de seu mandato, as estâncias terão recebido cerca de R$ 1 bilhão por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão da Secretaria Estadual do Turismo.
Além do repasse, o governador também anunciou a “devolução” de 10% do valor global destinado às estâncias que seriam retirados da verba do Dade e rateados entre os 140 municípios de interesse turístico. “Como o projeto ainda não ficou pronto, então os repasses que retiraríamos das estâncias para os 140 municípios de interesse turístico serão devolvidos”, afirmou.
Segundo o presidente da Aprecesp e prefeito de Ilhabela, Antônio Luz Colucci, a entidade apoia a destinação dos 10% do valor total dos repasses às estâncias para os municípios de interesse turístico.
Alckmin também comentou sobre as três novas estâncias turísticas que passarão a receber recursos do Dade: Brotas, Guaratinguetá e Olímpia. “São cidades com potencial turístico e que precisam receber suporte para melhorar sua estrutura turística. Olímpia, por exemplo, tem 8 mil leitos, e com a construção de novos empreendimentos hoteleiros, esse número subirá para 16 mil”, frisou.
Para o presidente da Aprecesp, os investimentos do governo do Estado direcionados às estâncias são importantes para a melhoria da estrutura existente e para novos projetos, principalmente neste ano, quando as estâncias poderão reservar 30% do montante para divulgação de eventos ligados à Copa do Mundo.
Vereadores querem melhorias
A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD) e os vereadores Rita Janete – Dra. Rita (PTdoB) e Adilton Ribeiro (PSD) também estiveram em Serra Negra para participar da reunião da Aprecesp e aproveitaram a oportunidade para reivindicar melhorias para o arquipélago.
Eles cobraram do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), José Milton Dallari Soares, uma solução imediata para o término da obra de individualização dos hidrômetros do Conjunto do CDHU no bairro do Reino, em Ilhabela, problema que se arrasta desde 2010, quando as obras foram iniciadas e que já foi pauta de inúmeros ofícios, requerimentos, moções por parte de diversos vereadores e até ex-vereadores ilhéus.“O presidente se comprometeu ele mesmo a ver o porquê das obras não terem reiniciado e a nos dar retorno”, disse a presidente Gracinha.
A vereadora Dra. Rita, que recentemente teve Moção de Apelo aprovada por unanimidade na Câmara, solicitando ao governador Geraldo Alckmin a implantação de um Centro de Referência à Saúde da Mulher no Litoral Norte, teve a oportunidade de entregar uma cópia do documento em mãos para o governador e de reforçar o pedido. “Reforçamos a conversa iniciada em outubro do ano passado quando ele visitou a nossa cidade. Foi uma ótima oportunidade, pois sabemos que agora ele tem em mãos a nossa reivindicação”, comemorou a vereadora.