A Diocese de Caraguatatuba comemora nesta quinta-feira, 1 de Maio, 15 anos da sua criação, em 1999, pelo Papa João PauloII. Neste 15 anos, teve como bispos diocesanos o franciscano Dom Fernando Maso, hoje bispo de Piracicaba e o salesiano, Dom Antonio Carlos Altieri, atualmente arcebispo de Passo Fundo, RS. Os dois permaneceram á frente da diocese por aproximadamente 5 anos cada, até que no ano passado, 2013, a Diocese acolheu seu novo pastor, Dom José Carlos Chacorowski, CM, vindo da Arquidiocese de São Luiz, do Maranhão.
Nestes 15 anos a diocese cresceu em estrutura física, pastoral e organizativa passando de 7 paróquias para 17 atualmente. Conta com 32 sacerdotes e 6 diáconos permanentes.
Possui duas casas de formação vocacional, o Seminário maior São José de Anchieta, em Taubaté e o propedêutico São Domingos Sávio, em Ubatuba.
Para celebrar os 15 anos, abre o Quinquênio Jubilar que prevê uma séria de iniciativas a caminho dos 20 anos de Diocese. Os passos concretos serão lançados na Missa de Ação de Graças, no dia 1 de maio, às 19h30 na Catedral Divino Espírito Santo, Caraguatatuba. Entre eles está a criação de uma Escola diaconal; o lançamento do 3º Plano diocesano de Pastoral e a criação de novas paróquias ao longo dos próximos 5 anos.
Ação de Graças pela canonização de São José de Anchieta.
A Diocese de Caraguatatuba celebrou no dia 24 de abril, em sintonia com a Igreja no Vaticano, Missa de ação de graças pela canonização do missionário José de Anchieta.
Durante a Santa Missa, indígenas da Aldeia Boa Vista, de Ubatuba, e o prefeito Maurocio Moromizato, de Ubatuba, levaram a imagem do santo ao altar da Catedral.
No próximo dia 9 de junho, também na Catedral às 19h30, será lançado o “Caminhando com Anchieta”, peregrinação anual que tem por objetivo unir as 17 paróquias em torno da ação missionária com a peregrinação da imagem e bandeira do santo, saindo do extremo Sul da Diocese, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião até o extremo norte de Ubatuba, paróquia Imaculada Conceição, caminhando pelas praias e caminhos que ligam cada uma das paróquias onde deve permanecer por uma semana.
O encerramento da peregrinação deve ser no mês de outubro, com Missa campal celebrada na Praia do Itaguá, onde o santo escreveu os versos à Virgem Maria.
Para este projeto foi definida uma Comissão que é presidida pelo Pe. André Ouriques, vigário paróquial na Catedral Divino Espírito Santo.
O logo comemorativo aos 15 anos foi produzido pelo designer gráfico Richard Lippi, responsável também pelo logo dos 10 anos da Diocese de Caraguatatuba. A ideía foi trazer a o padroeiro da Diocese, Espírito Santo, na imagem da pomba que paira o céu e mar do Litoral Norte, recentemente agraciado com a Cnonização de José de Anchieta, lembrando a missão da Igreja que é evangelizar. As cores usadas estão em sintonia com o Brasão oficial da Diocese de Caraguatatuba.
Denise Peixoto -Ass Comunicação/Secretariado Pastoral – Diocese de Caraguatatuba
(12) 3883.4888 – 8189.1738 – www.diocesecaraguatatuba.com.br
Twitter @Diocese_Caragua * Estamos no Facebook