A rede municipal de ensino de Caraguá conclui nesta sexta (27/6/2014) o período de recuperação intensiva. Dos 8.675 alunos do 3º ao 9º anos, 1.629 participaram da dinâmica, iniciada no último dia 16. O reforço escolar foi direcionado para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Essa conduta segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que define que cabe à escola garantir a todos os seus alunos oportunidades de aprendizagem, redirecionando ações de modo que os alunos superem as dificuldades diagnosticadas.
As equipes do Apoio Pedagógico e da Supervisão elaboraram, em março deste ano, uma avaliação ampla nessas duas matérias para verificar os problemas de aprendizagem mais comuns entre os estudantes do Ensino Fundamental. A partir do resultado foram elaboradas sequências didáticas de Língua Portuguesa e Matemática, relacionadas à Copa do Mundo e gincanas recreativas/educativas.
Na Matemática, por exemplo, foram ministradas aulas com os temas “Matemágica – advinhação do jogador escolhido”; “Número de gols de alguns jogadores famosos”; “Se o Brasil não for campeão quem será?”; “Calculando resultados mentalmente”; “Completando a tabela de um campeonato de futebol”, entre outros. Em Português, “Estudo da história em quadrinhos”; “Audição da música Partida de Futebol (Skank) e análise da letra”;” Estudo da crônica “Um jogo que é uma vergonha”; exibição e discussão do curta metragem “Uma história de futebol”.
O aluno Pedro Henrique Simões, 16 anos, do 9º ano, disse que valeu a pena o reforço, principalmente na Matemática. Já Nicoly Leopoldo Ferreira, 10 anos, do 5º anos, afirmou que a recuperação proporcionou tirar dúvidas dos conteúdos das matérias. “As gincanas também uniram aprendizado e diversão. Gostei muito”.