Fonte Imprensa Livre
A Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizará a Oficina do Futuro nesta quarta-feira, entre 9h30 e 12h30, na Diretoria de Ensino de Caraguatatuba (Av. Alagoas 539, Indaiá). Sob o tema “Saneamento”, a oficina faz parte da elaboração do Plano de Ação desta CTEA. A meta que será discutida nesta oficina é “Desenvolvimento e instalação de programa de educação ambiental voltado ao saneamento básico (água, esgoto e lixo) em cada município da região até 2015”. Esta é uma meta do atual Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, com vigência entre 2012-2015, elaborado ao longo de um processo participativo em 2011.
Metodologia – A Oficina de Futuro é uma metodologia criada pelo Instituto Ecoar para a Cidadania, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em São Paulo (SP). A Oficina visa reunir grupos de “cidadania ativa” que, aprendem a identificar problemas, elaborar o diagnóstico participativo e criar um plano de ações para revolver as demandas.
O CBH-LN convida todos os interessados a participarem virtual e presencialmente desta prática para uma reflexão socioambiental, um trabalho que compreenderá três momentos: “Muro das lamentações”, onde os participantes avaliam sua percepção em relação à questão de resíduos sólidos (lixo), anotando suas reclamações e identificando danos e problemas a serem resolvidos (participação é virtual); “Árvore da esperança”, cada participante manifestará seus sonhos, aspirações desta e das futuras gerações para um cenário melhor em relação aos resíduos sólidos. Todos devem responder à pergunta: “Como gostaria que o meu território fosse? (participação é virtual); “Caminho a seguir” – serão definidas as ações corretivas para os problemas identificados. A seguinte reflexão é lançada: O que é necessário fazer com urgência? Qual é a nossa parte? Todos contribuem com propostas (participação é virtual). As contribuições virtuais serão a base da discussão e encaminhamentos na oficina do dia 2.
Esta metodologia já foi aplicada com sucesso para metas prioritárias do Plano de Bacias, afetas à CTEA, e se repetirá nesta oficina. As metas prioritárias da CTEA são: Programa de educação ambiental sobre lixo para comunidades (meta 1), Programa de Educação Ambiental para saneamento básico (meta 2) e Capacitação do poder público acerca das questões ambientais (meta 3). O resultado destas análises traçará as diretrizes do Plano de Ação da CTEA.
Contribua – Para preencher os Momentos da Oficina de Futuro – Meta 2 de saneamento básico, os interessados podem fazer download do material pelo site www.cbhln.com.br, faça suas contribuições e as encaminhe para cbhlnorte@gmail.com.