Cerca de 150 pessoas, entre estudantes de pedagogia, professores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos assistiram na última quarta-feira (27/08/2014) à palestra “Discutindo o Diagnóstico Precoce do Autismo no Modelo Generalista.” O debate integrou a programação da 2ª Semana de Prevenção às Deficiências e foi realizado no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá).
A palestra foi ministrada pela psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos e com formação em Comunicação e Autismo pelo Centro Teacch de Asheville/North Carolina (EUA). A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, e presidente da Fundacc, Zenaide Bicudo Vernizzi, participaram do evento.
De acordo com a psicóloga Maria Elisa, o autismo é classificado como um transtorno do desenvolvimento que envolve graves dificuldades nas habilidades sociais, comunicativas, além de comportamentos e interesses limitados e repetitivos ao longo da vida. “Uma em cada 100 pessoas no mundo tem autismo, conforme uma estatística norte-americana. O Brasil não possui esse levantamento”, explica.
A psicóloga destacou algumas manifestações do Transtorno do Espectro do Autista que podem ser observadas pelos pais em crianças menores de dois anos de idade, como a falta de interesse por brinquedos, desinteresse em compartilhar objetos e experiências, pobre contato visual, intolerância ao contato físico, posturas e medos não usuais, problemas alimentares e necessidade de rotinas e rituais.
Para Maria Elisa, a melhora do serviço de diagnóstico do autismo virá com a capacitação de pediatras, neurologistas, educadores e profissionais que atuam em escolas e instituições especializadas.
O público assistiu um vídeo produzido especialmente para a Semana de Prevenção às Deficiências, com depoimentos de pessoas que tiveram suas histórias de vidas alteradas por algum caso de deficiência. O coral de alunos da Emei/Emef Carlos Altero Ortega, regido pelo professor Fernando Monte Mór, cantou o Hino de Caraguá e clássicos da MPB e da música infantil. A programação termina nesta sexta-feira (29), com diversas atividades das 9h às 12h, na Praça Cândido Motta, no Centro.
A 2ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba é organizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com as secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.
Secretaria de Comunicação Social