PROJETO MALETINHA VERDE: História Oral de Caraguá para o Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Foto JC Curtis
O Projeto da Maletinha Verde também foi inspirado no Projeto “De Grão em Grão” da pedagoga Sônia Piccinin, implantado com sucesso pela FUNDART– Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba no final dos anos 90 do século XX.
O Projeto de “Grão em Grão” é um acervo itinerante composto por fotos, objetos de arte, artesanato, recortes de jornal, livros, catálogos, CDs, mapas e vídeos referentes à história e a cultura ubatubana, acondicionado em uma mala de viagem grande, criado para percorrer o município, mostrando um pouco de sua história e cultura. Devido às mudanças na gestão municipal ubatubana, esse projeto foi deixado alguns anos de lado e esquecido. As boas idéias são imortais e geram outras idéias. Tudo que contribui para o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças caiçaras não pode ser desprezado.
Objetivos
Entre os objetivos desse projeto está a criação de um produto cultural prático para ser utilizado no APMC pelos próprios professores do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares, e pela equipe do Polo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos. Um material que possa até itinerar nas escolas e em oficinas culturais levando o Projeto Recontando Caraguá, segundo a orientação da historiadora da Fundacc, idealizadora do projeto da Maletinha Verde do Arquivo Público.
Espero alcançar a compreensão da função da História Oral, do Arquivo Público, e a apreensão da cultura caiçara pelas crianças e pré-adolescentes do ciclo básico de uma forma divertida e dinâmica. Esse projeto tem a finalidade de inserir e explicar um pouco do universo da História Oral para crianças do Ensino Fundamental. Instigar as crianças à oralidade. Contribuir para seu o desenvolvimento motor, verbal, mental e cultural. Contribuir para a construção da identidade cultural da criança cidadã.
Não se deve esquecer que a Maletinha Verde é um trabalho do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, mas que pode ser trabalhado em escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino e em oficinas culturais da Fundacc. E que as formas de trabalho com esse material não se esgotam nessas sugestões apresentadas. Dois pontos norteiam o Projeto Maletinha Verde: criatividade e interação, que devem partir, além dos alunos, também de seus professores e da equipe do Polo Cultural.
Maiores informações nos telefones: 3883-9188/3883-9980