Fotos: Luís Gava
Hoje (5/12/2014), a equipe do Programa “Praia Acessível” recebeu a visita de pessoas assistidas pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae).
Mesmo com o tempo nublado, muitos se aventuraram a entrar no mar, assistidos por monitores (educadores físicos e fisioterapeutas) e fizeram passeio de caiaque e na prancha de Stand Up.
Alunos da 1ª e 2ª Fases da EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez (Indaiá) e do 8º e 9º anos da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) marcaram presença no evento.
Além das atividades na água, o público se divertiu também com o vôlei e o futebol na areia, slackline e handbikes. Houve distribuição de frutas, picolés e água aos participantes.
Durante o encontro, foi oficializada a proposta para 2015, que amplia o atendimento do Programa Praia Acessível de terça a domingo, das 8h às 17h. Atualmente o programa atende somente de sexta a domingo.
O cadeirante Tiago Gonçalves, 23 anos, que perdeu os movimentos em decorrência de uma distrofia muscular se arriscou em uma volta na prancha de Stand Up. “Foi a primeira vez que vim na Praia Acessível. O passeio foi uma mistura de liberdade e adrenalina e proporcionou uma experiência única e indescritível. Adorei.”, disse.
A confraternização integrou o 5º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
Fim de semana – Amanhã (6), a partir das 9h30, terá início a tradicional passeata do Fórum Inclusivo. O tema este ano é “Somos todos iguais na diferença”. A saída será na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, Avenida da Praia, com chegada na Praça Dr. Cândido Motta, Centro. No coreto da praça haverá apresentação do coral dos alunos da APAE, às 10h30, em seguida, é a vez dos alunos do projeto Circo Escola do Ciase Travessão mostrar suas habilidades. O público também vai conferir o Tai Chi Chuan com o grupo do Projeto ECO e poderá participar da vivência de Dança Circular. A diversão é garantida com distribuição de picolé, pipoca e algodão doce.
No domingo (7), o encerramento do 5º Fórum Inclusivo será às 19h, no Teatro Mario Covas. Na programação, o espetáculo teatral “Acorda Amor” do grupo Teatro Cego, convida a plateia para “sentir a peça” por meio da audição, tato e olfato. Os interessados devem trocar um pacote de fralda geriátrica pelo ingresso. Os pacotes arrecadados serão doados às entidades de assistências aos idosos de Caraguá. Informações pelo 0800-7747055.
Secretaria de Comunicação Social