Cerca de 30 mil pessoas prestigiam 18º Festival do Camarão em Caraguá
Nos 5 dias do festival, foram consumidas cerca de 8 toneladas de camarão
Aproximadamente 30 mil pessoas prestigiaram a 18ª edição do tradicional Festival do Camarão, realizado entre os dias 15 e 19 de julho, na Praça do Caiçara (antiga Praça de Eventos, no Centro de Caraguá). Nos 5 dias do festival, foram consumidas cerca de 8 toneladas de camarão.
Além das 20 barracas de gastronomia caiçara e doces típicos, o evento contou com uma extensa programação musical com grupos da região, como a Banda Municipal Carlos Gomes, Água Viva Coral, Giselle Maria, Li Maria, Heloisa Figueiredo, Tati e Vitor e Camila Guayi, entre outros. Com o intuito de preservar, divulgar e promover a cultura caiçara, o público pôde participar da roda de samba e capoeira angola, conferir a apresentação de Puxada de Rede, a tenda de artesanato identitário de artesãos da região, tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, que ofereceu exposição, publicações literárias e contação de causos e lendas, Casa Caiçara com café coado no coador de pano e bolo de fubá, maquinário e demonstração da produção da farinha de mandioca, entre outras atrações.
Também integrou a programação a produção da rede de pesca artesanal, a cunhagem de canoa no tronco de guapuruvú e a corrida de canoa caiçara. A novidade desta edição foi a realização da 4ª edição do Festival de Música Raiz de Caraguá.
O 18º Festival do Camarão foi realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Turismo; Saúde, por meio da Seção de Vigilância Sanitária; e de Serviços Públicos; da ONG São Sebastião tem Alma e Imaruí Litoral Norte.Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.