Concurso Empresa Inclusiva recebe 49 inscrições
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, promove o concurso “Empresa Inclusiva”. O número de inscritos este ano foi além do dobro em comparação a 2014. Ao todo são 49 participantes (22 microempresas, 24 pequenas empresas e 3 de grande porte). No ano passado houve 17 inscrições.
O “Selo Empresa Inclusiva” será concedido às empresas locais, de diferentes categorias, que se destaquem na implementação de ações de acessibilidade e da empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas para inserção no mercado de trabalho, acesso e participação em bens e serviços.
Nos dias 4, 11 e 25 de setembro, profissionais da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso prestarão consultoria gratuita às empresas inscritas. As reuniões ocorrem na sede, localizada na Avenida Rio de janeiro, 860, bairro Indaiá.
Nesses encontros serão detalhados o regulamento, as normas técnicas de acessibilidade; haverá depoimentos de pessoas com deficiência, relatando as dificuldades de acesso nos estabelecimentos e as histórias de sucesso no mercado de trabalho de idosos e PCD; também o relato do proprietário da empresa Frango Assado, Marcelo Pires, consultor que tem experiência bem sucedida em contratações de pessoas com deficiência; dicas de relações de trabalho.
A secretária Ivy Monteiro Malerba disse que é muito importante que representantes dos estabelecimentos participem das consultorias técnicas para que possam aperfeiçoar ou implementar no ambiente de trabalho as mudanças exigidas pelo concurso. “Muitos empresários já adotam medidas inclusivas, que contarão pontos, e beneficiam o próprio comércio, pois a comunidade reconhece e valoriza essas atitudes”, afirmou.
Os participantes terão até novembro para efetuar as ações. Durante todo o período, a equipe da Sepedi avaliará e julgará as melhores iniciativas.
O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10 mil e troféu. O primeiro lugar, nas categorias pequena e microempresa, receberá R$ 8 mil e troféu. O selo poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os vencedores também terão publicidade nos eventos da Prefeitura de Caraguá.
A premiação será no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no Teatro Mario Covas, durante a programação do 6º Fórum.
Critérios – As empresas participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios serão julgados: Empregabilidade e Acessibilidade.
Na primeira área serão analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência e idosos; tipos e graus de deficiências; variação de Idade; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho e valorização.
Na outra área, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.