Legenda: Pescadores receberam capacitação técnica em curso
A Prefeitura de São Sebastião realizou Curso de Aquaviários para pescadores tradicionais da região na última semana. O investimento foi realizado com o apoio da Marinha do Brasil e a companhia energética Repsol Sinopec Brasil, além da parceria com a Colônia de Pescadores Z-14, do Bairro São Francisco.
Um dos destaques do curso foram as palestras de capacitação. Entre elas, a de Alexandre Martins, da Repsol, sobre em Pesca em Plataforma Petrolífera, e sobre Resíduos Sólidos, ministrada pela chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), Christiane Cruz.
Cerca de 30 pescadores foram beneficiados com o curso tendo por objetivo habilitar, capacitar e legalizá-los para as atividades pesqueiras. Com isso, cada participante tem a condição de pilotar embarcação de pesca.
A Administração Municipal, por meio da Semam, está entre os organizadores do curso que tem a classificação POP – Pescador Profissional. As aulas fazem parte das ações de responsabilidade social da Repsol que, em parceria com a Marinha do Brasil e a Prefeitura de São Sebastião, realiza sua 5ª edição no município. Segundo a companhia, a qualificação profissional através do curso é ministrada às comunidades dos Estados que a empresa atua, ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O representante da Divisão de Pesca da Prefeitura, Luiz Carlos Kadeco, destacou a importância do curso por dar ao pescador a oportunidade de estar em situação regular com as autoridades e ainda agregar conhecimento à profissão. “Temos a certeza que a destreza desses pescadores no mar, somada ao conteúdo teórico que o curso oferta, formará um profissional qualificado para exercer suas atividades com segurança”, considerou.
Os pescadores concluíram o curso na última sexta-feira (17). Contudo, a data para formatura e entrega de certificados aos pescadores será agendada em breve.