Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
Cidadania também se aprende na escola
A rede municipal de educação está promovendo nas unidades escolares, de 6º ao 9º anos, a formação de Grêmios Estudantis. A proposta é ampliar a atuação dos estudantes no ambiente escolar, estimular o protagonismo juvenil e a atuação cidadã.
Nesta sexta (7) foi a vez da EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra concluir o processo. A chapa Grêmio Estudantil Mentes Brilhantes (GMB) composta por presidente Caroline Campos, presidente; Kathlen de Souza, vice-presidente; Victória Rodrigues, 1ª secretária; Victor Gabriel, 2º secretário; Thalyta de Salles, diretora de Eventos e Denilson Gustavo, 1º suplente e Luan Carlos e 2º suplente, Luan Carlos, foi eleita com 71% dos votos.
A aluna Yasmin Pires, 11 anos, EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), gostou do resultado da eleição. “Analisei as propostas de todas as chapas e as do GMB eram as melhores”, opinou.
Entre os planos do GMB estão reivindicar junto à direção: música nos intervalos, realização de feira gastronômica, show de talentos, elaboração de jornal da escola, espelho nos banheiros e escola da família, entre outros.
A diretora, Juliana Neuma, contou que a eleição do grêmio foi precedida de aulas sobre a importância do pleito, das propostas, como é a votação para presidência da República, o que é ditadura, impeachment, impugnação, entre outros pontos que fazem parte da política.
“Os alunos também fizeram propaganda com cartazes, panfletos e um vídeo exibido nas salas com a apresentação de cada grupo. Tivemos mesário para colher a assinatura dos votantes. A votação foi eletrônica, na sala de informática acompanhada pelo professor Ludervan Sanches e por fiscais de cada chapa. A apuração foi feita com a presença dos integrantes de cada uma. Tudo conforme acontece em qualquer eleição”, afirmou a diretora.
Sete chapas concorreram: Grêmio Mentes Brilhantes (GMB), Menor Idade Maior Responsabilidade, Grêmio Estudantil Força Jovem (GEFJ), O Futuro Chegou, LUTE – Liberdade, União, Transformação Estudantil, Caraguatá 85 e Família Ricardo Luques.
Na EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba) nove chapas concorreram, e venceu a “Stormtroopers”, na quarta (5). Durante a campanha os concorrentes praticaram o exercício da solidariedade, protagonismo e cidadania. Os adversários se uniram para arrecadar roupas para as pessoas afetadas pelas chuvas de março. O montante já foi distribuído, de acordo com o diretor Radoan Luiz Rodrigues.
A composição dos Grêmios Estudantis deve ser concluída em todas as escolas até o final deste mês.