Fotos: Luís Gava/PMC
Foram iniciadas nesta segunda-feira (29) novas turmas dos cursos de assentador de piso e azulejo, encanador e pedreiro, todos do Polo da Construção Civil e que são oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado.
Cada uma das capacitações possui 15 vagas e tem o objetivo de proporcionar conhecimento teórico e prático aos que buscam se qualificar para o mercado de trabalho.
A presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, deu boas-vindas a todos e chamou a atenção dos participantes a não incorrer em mais de três faltas. “O mercado de trabalho é muito competitivo e não oferece muitas oportunidades de cursos gratuitos. Portanto, aproveitem essa chance e não percam aulas”, afirmou.
O prefeito Aguilar Júnior também prestigiou a aula inaugural e reforçou aos presentes a importância da força de vontade para chegarem até o final. “Sei que muitos de vocês trabalham o dia inteiro e não é fácil chegar até aqui para estudar. Mas quero ver todos vocês no dia da formatura para uma nova foto. A construção civil sempre abre vagas e precisamos de bons profissionais no mercado.”, ressaltou o prefeito.
Robson Costa de Oliveira, 41 anos, está desempregado e fará o curso de pedreiro. “Preciso de conhecimento e qualificação para conseguir novo serviço. Essa formação veio em boa hora”, disse.
Uma das três representantes feminina, num ambiente dominado pelos homens, Valdirene Moreira, 39 anos, escolheu o curso de assentador de azulejos e pisos. “Já trabalho como ajudante de pedreiro e quero aprender a fazer algo novo”, explicou.
A colega Débora Deise, 29 anos, está inscrita no curso de pedreiro. “Gosto de mexer com obras e agora tenho a oportunidade de aprender”, ressalta.
Cada um dos inscritos recebeu um kit com camiseta, caderno, lápis, borracha, caneta e apostila. As aulas serão ministradas segundas, quartas e sextas, sempre das 19h e 20h20, na sede do Fundo Social de Solidariedade, no bairro Travessão.