Fotos: Rebecca Bonanate/PMC
As secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), com o objetivo de apoiar e oferecer outra opção de renda à comunidade de pesca da praia do Camaroeiro promove a partir desta terça-feira (20/6), a oficina de Tempero Caiçara ao grupo de descascadores de camarão.
Nas aulas, os alunos aprendem a fazer três tipos de tempero, alho, sal e cebola; alho, sal, cebola e cheiro verde e alho, sal, cebola e pimentão vermelho. Ao final da oficina, será entregue certificado de participação.
A ideia do projeto é capacitar os descascadores de camarão que não possuem renda fixa, a fazer e vender o “Tempero Caiçara” e poder aumentar o orçamento familiar.
“Como incentivo, os produtos desenvolvidos durante a oficina serão vendidos no Festival do Camarão e toda a renda, será revertida para quem participou de todas as aulas”, explica Fernanda Gouvêa, da SMAAP.
O descascador Danilo da Silva, de 32 anos, trabalha há 20 anos nessa função e eventualmente como auxiliar de vendas nas peixarias da praia do Camaroeiro. “Vou usar esse novo aprendizado para investir no Tempero e não depender só do camarão, pois na época do defeso, ficamos muito tempo sem renda”, disse.
A oficina tem a carga horária de 12 horas, sendo realizada durante quatro semanas, toda terça-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), no bairro Indaiá.
Festival – A 20ª edição do Festival do Camarão será realizada entre os dias 12 e 16 de julho, na Praça da Cultura. O evento é realizado pelaFundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.