Fotos: Divulgação/PMC
A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Caraguatatuba realizou um treinamento para 18 estudantes de enfermagem dos colégios Tableau e Dom Bosco para trabalharem durante os Jogos Regionais.
O treinamento foi referente ao atendimento ao público em situações de urgência e emergência como, por exemplo, em casos de pessoas com mal súbito ou traumas. Os alunos aprenderam a como atuar em cada situação, como e quais tipos de equipamento utilizar e como imobilizar os pacientes. O treino aconteceu na própria base SAMU, no Centro de Caraguatatuba.
O coordenador do SAMU, Marcelo Santana, falou sobre a importância do preparo desses profissionais. “Em casos emergenciais, o profissional de enfermagem deve estar preparado para minimizar os agravos na saúde da vítima, executando com perfeição o protocolo de atendimento. Além dos treinamentos, eles puderam conhecer a equipe do SAMU e entender a logística de atendimento” afirmou.
SAMU – O objetivo do 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.