Foto: Divulgação/PMC
As crianças e jovens de Caraguatatuba já estão se beneficiando da experiência de terem em sua alimentação um dos produtos mais típicos do litoral, o cambuci.
O Instituto AUÁ fechou uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e entrega cerca de 780 quilos do produto a cada 15 dias. A fruta é oferecida na forma de suco aos alunos ou utilizada no preparo com outras frutas como banana e laranja ou na forma de vitamina com leite.
O cambuci é rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e taninos, sendo repleto de fibras, que contribuem para o fortalecimento de hábitos saudáveis e diminuição de incidência da obesidade Infantil, que tem aumentado significativamente no Brasil.
De acordo com a nutricionista Fernanda Nunes, diretora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, o cambuci beneficia diretamente a saúde das crianças e jovens em processo de crescimento.
“Ao mesmo tempo, fortalece nossa produção local e estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. A Secretaria de Educação também adquire outros produtos provenientes da agricultura familiar como banana, tomate, inhame, mandioca, repolho, acelga, beterraba, abobrinha, entre outros”, disse a nutricionista.
O Instituto AUÁ representa os pequenos agricultores que possuem a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), ampliando as possibilidades de comercialização do fruto. A venda para a merenda escolar gera renda com uma agricultura que preserva a região, tanto ambientalmente como em termos de tradições culturais brasileiras.
Atualmente, 68 escolas da rede pública de Caraguatatuba recebem o Cambuci de produtores do Alto da Serra, cultivado de forma agroecológica sem qualquer agroquímico.