Fotos: Gustavo Grunewaldo/PMC
Nessa terça-feira (5), Caraguatatuba sediou o Encontro Regional de Articuladores do Programa Primeiríssima Infância dos quatro municípios do Litoral Norte e também de Taubaté e São José dos Campos. A reunião ocorreu na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do idoso, no bairro Jardim Jaqueira.
O objetivo do projeto, idealizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), é melhorar a qualidade do atendimento às crianças (0 a 3 anos), gestantes e famílias grávidas da região.
“O Programa vai até 2019 e, até lá, temos que ter como foco a modificação do comportamento em relação à primeira infância, e que, essas mudanças sejam permanentes. Temos que elevar o Índice Paulista da Primeira Infância, além de garantir um registro documental dos trabalhos implementados para os governos futuros”, disse a consultora da FMCSV, Anna Maria Chiesa.
A representante da Diretoria Regional de Saúde de Taubaté, Denise Mendes, também sugeriu a articulação de um plano de ação voltado para a conscientização sobre a primeira infância dentro do calendário turístico das cidades do Litoral Norte.
“Aproveitar cada evento durante o ano para fazer atividades e divulgar a importância da primeira infância”, apontou.
De acordo com a psicóloga, Sílvia Fernandes da Silva, articuladora do Programa em Caraguatatuba, no dia 28 deste mês, os comitês municipais do Programa voltam a se reunir em São Sebastião para discutir o Marco Legal da Primeira Infância. Esta Lei Federal, nº 13.257/2016, estabelece princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.
Participaram ainda do encontro, profissionais que integram os comitês municipais, a articuladora regional do Programa, em São José dos Campos, Simonisis Nascimento, e Elaine de Cássia Pereira, da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) de São José dos Campos.
O Programa Primeiríssima Infância é articulado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as Prefeituras do Litoral Norte.