Fotos: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, começou a construção da Calçada Acessível no Tinga.
Com término previsto para março de 2018, o projeto prevê a implantação de calçadas com piso táctil e substituição de guias e sarjetas danificas na Av. Marechal Deodoro da Fonseca até a Av. Brasília.
Ministério das Cidades e a Prefeitura de Caraguatatuba firmaram um convênio no valor de R$ 235.822,47 para a execução da obra. A contrapartida do município é de R$ 23.966,43.
A Secretaria de Obras também informa que algumas intervenções, como mudança de ponto de ônibus e interdições de espaços, serão realizadas durante o serviço.
Com início no CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) do Tinga e término na praça da Av. Brasília, a calçada terá 1,20m de largura, com faixa de serviços para demarcação de rampas de acesso às garagens, lixeiras, sinalização e paisagismo. A Calçada Acessível formará uma espécie de corredor comercial no bairro, fornecendo condições de segurança por meio da eliminação de barreiras à circulação de pedestres.
O projeto está previsto na Lei nº 2.241, de 3 de julho de 2015, que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2015), entre outras legislação pertinentes ao tema.