Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Em uma ação conjunta, Prefeitura de Caraguatatuba e integrantes do grupo SOS Praia da Mococa trabalharam este fim de semana na instalação de mourões na orla marítima da Mococa para delimitar a área para estacionamento de veículos, impedindo a entrada na praia.
Esta foi uma das diversas medidas que serão tomadas pelas Secretarias de Urbanismo; Serviços Públicos e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, visando a preservação da área. Até agora já foram instalados 200 mourões, de um total de 300 que estão sendo colocados esta semana.
As medidas para preservação da praia foram sugeridas pelos ambientalistas, preocupados com o uso predatório do espaço por parte de alguns frequentadores da região. Outra medida sugerida pelo grupo é a instalação de placas que proíbam estacionar veículos sobre vegetação protegida e acender fogueiras e churrasqueiras na areia.
O diretor consultivo da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, acredita que é possível conciliar as atividades turísticas na Mococa, mantendo o meio ambiente preservado. “A ideia é estabelecer regras claras para todos os que frequentam o local”.
A praia da Mococa fica na Região Norte de Caraguatatuba tem aproximadamente dois quilômetros de costa e foi considerada Área de Preservação Permanente (APP) em trâmite na Justiça Federal.