Fotos: Divulgação
Os trabalhos “Atlas histórico e ambiental de Caraguatatuba” e sobre o “Berbigão: valores nutricionais e gastronômicos” elaborado por alunos da Escola Técnica de Caraguatatuba concorrem com projetos de todo o estado na 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps 2017.
Para votar, basta entrar na página do Facebook da FETEPS 2017 e curtir ou compartilhar os projetos da Etec de Caraguatatuba. Quanto mais curtidas e compartilhamentos, maiores as chances de premiação e projeção do município em todo o estado.
O projeto “Atlas Histórico do Patrimônio Ambiental de Caraguatatuba” compreende uma coleção de mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, documentos históricos do acervo municipal, vídeos, sons, gráficos e ilustrações. Apresenta textos descritivos e analíticos redigidos pelos alunos, além de dados de pesquisas de campo; integra referências e fontes para pesquisa e difusão didático-pedagógica. Demonstra os principais patrimônios ambientais do município e traduz processos ambientais e culturais envolvidos na transformação da paisagem, abordando de forma transdisciplinar as modificações do espaço, desde o século 14 até a atualidade.
O Berbigão (Tivela mactroides), também conhecido como marisco-da-areia, vôngole ou novidade, é um animal marinho pertencente ao grupo dos moluscos, ao qual também pertencem as ostras, mexilhões, caramujos, lulas e polvos. É encontrado em grande quantidade nas praias de Caraguatatuba e durante vários meses do ano. O projeto tem a intenção de inserir o molusco na gastronomia local, pois é rico em vitamina B1, B6, B9, B12, ácido fólico, niacina e tripofano, recomendado nutricionalmente inclusive para grávidas e idosos.
Foi verificado que o município apresenta grande potencial para abrigar uma reserva extrativista e, consequentemente, gerar emprego e renda e também novas receitas de pratos nos restaurantes da cidade.
Para acessar pelo Facebook clique aqui.