Fotos: Divulgação/PMC
Os alunos do 4º e 5º anos da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, bairro Cantagalo, realizaram uma visita à Fazenda Disparada, localizada no mesmo bairro.
A intenção do passeio, de acordo com a professora Myrella Fernandes foi o de mostrar, na prática, uma unidade de conservação ambiental e sua importância para a comunidade.
“Desenvolvo com os alunos o projeto “Cantagalo e suas riquezas naturais”, que valoriza o ecossistema da região. A visita foi muito produtiva, porque muitos deles sequer conheciam o local, tão próximo à escola. Lá eles puderam ver uma palmeira, conhecer um pouco sobre a extração do palmito, sobre conservação de nascentes e rios, porque acontecem deslizamentos de terra no período chuvoso e enchentes” contou a educadora.
Antes da visita, porém, os estudantes receberam os professores do Apoio Pedagógico, Ricardo Quirino Alves de Sousa e Alessandra Magalhães, que conversaram sobre olhos d’água, nascente, rio, ciclo hidrológico ou da água e mata ciliar (tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas).
Ambos acompanharam a visita à fazenda juntamente com os técnicos Reinaldo Dias e Felipe Martins, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Os profissionais orientaram as crianças na observação dos olhos d’água que formam a nascente e da vegetação do entorno.
A Fazenda Disparada é um local de lazer, pesquisa e recebe grupos diversos e observadores de pássaros. Tem grande diversidade de plantas, árvores frutíferas como abricó, amora, jambolão, mexerica, pitanga, banana, pássaros e outros animais da fauna da Mata Atlântica. Dentre os atrativos da fazenda há também rios, trilhas, “sementeiro” e um grande berçário de palmeiras.
Acompanharam também o passeio a diretora da unidade escolar, Rosa Maria Riolo Xavier, e as professoras de Educação Física e Inglês, Beatriz Frisanco e Joseni Frewin.