Foto: Luís Gava/PMC
Foi iniciado hoje (23/10) o curso de instalador de ar condicionado, com a turma de 16 alunos completa. As aulas são oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, por meio de uma parceria entre Prefeitura e Senai de São José dos Campos.
O curso é ministrado na Unidade Móvel do Senai, instalada na Praça da Cultura (Praça de Eventos), no centro, pelo professor Manoel Ferreira, que há 30 anos forma instaladores de equipamento de refrigeração e condicionadores de ar. A carga horária é de 56 horas, que será dividida em 7 dias, até 31 de outubro.
Arley Almeida, 32 anos, é um dos inscritos e diz que tem grande expectativa com relação ao curso. “Trabalho com uma empresa de limpeza, mas a acredito que conhecer mais sobre condicionadores de ar pode ajudar a abrir o campo de trabalho”.
Eletricista formado pelo Senai, Mitsuro Kabe, 60 anos, também quer entrar para o ramo dos condicionadores de ar. Ele conta que já trabalhou em Tóquio, na área da construção Civil e agora quer diversificar suas atividades. “Acho que haverá muito serviço nessa área”.
Segundo o professor Ferreira, o aluno Kabe está com razão. “É um curso muito procurado e tem um mercado amplo, ainda mais no litoral. A formação nessa área sempre traz retorno imediato”, garante ele.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, afirma que esse foi o curso mais pedido na cidade.
“Não pudemos atender 100% dos inscritos, mas com a parceria entre Senai, Fundo Social e Prefeitura, conseguimos outra turma para dezembro, para formação de auxiliares de instaladores de Condicionador de Ar. É uma forma de estendermos a oportunidade a todos aqueles que nos procuraram”.