Fotos: Hugo Grassi
Fotos: Divulgação/PMC
Os canoístas de Caraguatatuba, Tafarel da Costa Soares, Fernando de Lima Barbosa e Denis Sander dos Santos, conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Sul-Americano de Kayaksurf, Waveski e Sharkpaddle (Canoagem Onda). O campeonato ocorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina. A competição reuniu aproximadamente 100 atletas do Chile, Peru, Brasil e Argentina, nos três estilos.
Na terça-feira (28/11), os medalhistas foram recepcionados pelo secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo, e pelo diretor de Recreação, Rodrigo Tadeu dos Reis (Negreti), na secretaria. Os três se destacaram na modalidade waveski (prancha mais grossa, com um assento, pequenas quilhas e suporte para os pés e cinto de segurança).
Tafarel Soares sagrou-se campeão na categoria Sênior. O atleta Fernando de Lima Barbosa venceu na Iniciantes e terminou em 4º lugar na Sênior. Denis Sander dos Santos foi medalha de prata na Iniciantes. Eles são treinados pelo técnico Felipe Dória Xus, de São José dos Campos, que ficou na 3ª posição na Sênior.
De acordo com Barbosa, a equipe irá se preparar para o Campeonato Mundial de 2018, previsto para o final do semestre na região da Galícia, na Espanha. “Estamos fazendo um projeto para disputar a competição na Espanha”, adianta.
Os atletas do município contaram com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, e patrocínio da Pegoraro Imóveis e SOS Cão Clínica Veterinária.
A competição teve provas nas categorias Iniciantes (atletas estreantes em competições internacionais); Open (categoria aberta para todas as idades); Sênior (atletas com até 39 anos); Master (atletas entre 40 e 49 anos) e Grand Master (atletas com no mínimo 50 anos). Os participantes recebem notas dos jurados pela execução de manobras.
O Campeonato Sul-Americano de Kayaksurf, Waveski e Sharkpaddle foi organizado pela Asociación Marplatense de Kayak (AMK), com apoio do Ente Municipal de Turismo (EMTUR) de Mar del Plata.