Carelli e Sandra em uma exposição. |
Faleceu ontem, a artista plástica Sandra Mendes. Sandra tinha 70 anos e vivia no Recanto Sandra, onde mantinha desde 1986 um atelier com seu marido, também artista plástico, Antonio Carelli. Na década de 70, Sandra estudou desenho, pintura e gravura no atelier 74, em São Paulo, sob orientação de Carelli e Evandro Carlos Jardim. Licenciou-se em desenho e artes plásticas pela FAAP. Cursou fotografia no Masp com Cláudia Andujar e acabou se perfeiçoando em pintura e sedenho com Waldemar Costa. Foi ainda professora desenho e gravura na Faculdade de Artes Plásticas de Santos, na Faculdade Faria Brito e professora de gravura da FAAP, em São Paulo.
Em 1986 retornou para Caraguá, para viver com Carelli no Recanto Sandra, próximo a praia Martim de Sá. Montaram um atelier e passaram a se envolver, ela e o marido, com a valorização da arte regional, através do Projeto Arte Litoral Norte. A mudança para Caraguá foi importante para o desenvolvimento do trabalho dos dois artistas e também para o fortalecimento da arte do Litoral Norte, Com Carelli, idealizou em 1987 o Projeto Arte Litoral Norte, um trabalho exemplar para a comunidade, com exposições, cursos e debates sobre artes visuais que vivificam a pacata vida cultural do litoral norte paulista. O projeto foi inaugurado com a exposição 9 Artistas Contemporâneos realizada no Setur(Secretaria de Turismo) de Caraguatatuba.
A partir daí, o casal passou a estimular e a participar de exposições envolvendo artistas regionais. Foram feitas exposições em todas as cidades do Litoral Norte. Como artista plástica, Sandra Mendes participou de sete exposições individuais, uma delas, em Amboise, no Chateau de Clos Luce, na França. Participou ainda de 14 exposições coletivas. Foi sem dúvidas nenhuma uma das principais artistas e uma das grandes incentivadoras do desenvolvimento da arte em Caraguá e região. Uma grande perda.
fonte: https://salimburihan.blogspot.com.br/