Arte/PMC
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em dois novos endereços a partir da próxima segunda-feira (18/12). O objetivo é descentralizar o atendimento aos moradores das regiões da cidade.
A sede do órgão será no centro da cidade, em um espaço para realização de cursos e atendimento administrativo. O espaço funcionará na Rua José Damásio dos Santos, 39, em frente ao Banco Santander. A ideia é que neste local os moradores do Centro e Norte sejam atendidos.
Para que os moradores da Região Sul também sejam assistidos, o Fundo Social criou um novo espaço na Subprefeitura do Porto Novo (José Herculano, 7.495, Travessão).
Segundo a presidente Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, a ideia é cada vez mais aproximar as ações do Fundo Social de Solidariedade da população. “Nossa ideia é descentralizar o atendimento e oferecer um melhor espaço para as pessoas”, disse.
Prestação de contas
Em 2017, o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba promoveu a formação de 207 pessoas em 10 cursos, entre eles: camareira, bartender e garçom (em parceria com o Sinthoresp); e instalador de condicionador de ar e auxiliar de instalador (em parceria com o Senai).
Além disso, promoveu, em parceria com o Estado, os cursos da Escola de Moda, Padarias Artesanais e Polo da Construção Civil (assentador de piso azulejo, pedreiro e encanador). Desenvolve ainda o Projeto Feito Por Nós, através do curso de confecção de bonecas.
Números
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba é destaque no atendimento da população.
Em 2017, foram mais de 26 mil pessoas atendidas com roupas, sapatos, roupas de cama e banho. Foram repassados 130 enxovais para gestantes (kit gestante) e a compra de 75 kits bebês, em parceria com a Sabesp. A Campanha do Agasalho arrecadou e repassou mais de 16 mil peças em bom estado de conservação.
É o órgão que também gerencia o Banco Municipal de Alimentos, onde produtos são reaproveitados e repassados para as entidades assistenciais da cidade. Foram mais de 10 toneladas de alimentos repassadas.
O Fundo Social criou também, em parceria com a Igreja Católica e a Secretaria de Turismo, o Projeto Santo Antônio para fomentar o turismo religioso.