Foto: Divulgação
A Prefeitura de Caraguatatuba reafirmou a parceria com o Instituto Federal do Litoral Norte na tentativa de abertura de novos cursos na cidade, bem como a doação de áreas para construção de novos espaços.
A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada em junho deste ano. Estiveram presentes na reunião o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, a diretora do Instituto Federal, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, a coordenadora de extensão, Elaine Regina Barreto, e a professora Tatiane Roselli Ribeiro.
Salas de aula do período noturno da EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva) foram oferecidas para ampliação dos cursos.
Em nota, a diretoria do IF esclarece que para atendimento de novos cursos, “a Prefeitura de Caraguatatuba sempre se mostrou disposta a contribuir para a manutenção do Campus, sendo que no ano de 2017 várias parcerias e acordos foram firmados entre a Prefeitura e o Instituto, dentre eles, a concessão de espaço físico para atividades de ensino na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), a concessão de alimentação escolar para os alunos do curso técnico integrado, a concessão de vagas para estágio dos alunos do Instituto em diversas secretarias, bem como estamos finalizando as tratativas para a doação de um terreno para construção de novas salas de aula e laboratórios”.
Cursos
Criado em janeiro de 2007, o Instituto Federal atendeu em 10 anos quase 10 mil alunos pelo sistema presencial ou pela Educação à Distância (EaD). Atualmente, a instituição de ensino atende 1.018 alunos, 115 servidores, com oito laboratórios de informática, quatro laboratórios específicos e sete salas de aula. Atualmente são oferecidos 12 cursos, a saber: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Edificações, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Aquicultura (EaD), Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerenciais e Pós-Graduação em Gestão Financeira.
No Plano de Desenvolvimento Institucional previsto até 2018, há previsão de abertura dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física, Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática e Curso de Pós-Graduação. A diretoria esclarece que a expansão dos cursos depende de diversos fatores administrativos e pedagógicos.