Foto: Divulgação
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou um balanço da Coleta Seletiva, referente ao trabalho realizado no período de seis meses, desde sua implantação, em agosto de 2017.
Uma das informações obtidas com o balanço foi a de redução em 60 toneladas/mês da emissão de material reciclável ao transbordo e ao aterro sanitário de Jambeiro.
Desde a implantação do projeto até hoje, 1.540 logradouros já são atendidos pela Coleta Seletiva, o que significa que a cobertura do programa que inicialmente era de 16%, passou para 90% em todo o município.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, explica que a implantação do programa de coleta seletiva reduz os gastos com a coleta dos resíduos sólidos do município, uma vez que esse material segregado não é mais disponibilizado para o transbordo. “Estamos nos empenhando para que a coleta seletiva traga não só benefícios ambientais e sociais mas que também signifique um ganho aos cofres públicos”.
Verão no Clima
A Coleta Seletiva ganhou uma aliada durante a temporada de verão, que é a Campanha Verão no Clima, realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A campanha é voltada para educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem de resíduos. Caraguatatuba é uma das únicas cidades do Estado de São Paulo a trabalhar a temática de reciclagem, visto que atualmente o município realiza efetivamente o serviço de Coleta Seletiva. A campanha é voltada para moradores e turistas.