Assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completam um ano nesta semana
Policiais Civis e o Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam no início da manhã desta terça-feira, 12, um policial militar reformado e um ex-policial militar por envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
De acordo com a força-tarefa que levou à Operação Lume, que começou às 4h, Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, participaram das mortes da vereadora e do seu motorista em março do ano passado, no Centro do Rio de Janeiro.
Segundo a denúncia, Lessa é o autor dos 13 disparos que mataram Marielle e Anderson; e Queiroz era o motorista do carro, um Cobalt, que perseguia o veículo da vereadora.
A investigação ainda não apontou, entretanto, quem foram os mandantes e o motivo do crime. Há também em curso mandados de busca e apreensão contra os denunciados. Também haverá ao longo desta terça-feira buscas em mais de 30 endereços de outros suspeitos de participação no crime.
O PM reformado Ronnie Lessa foi preso em sua casa, na Barra da Tijuca, no mesmo condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa. Já um perfil nas redes sociais atribuído ao ex-PM Élcio Queiroz postou uma foto de Queiroz com Bolsonaro, às vésperas das eleições de 2018.
A denúncia ressalta que “é inconteste que Marielle Francisco da Silva foi sumariamente executada em razão da atuação política na defesa das causas que defendia”.
Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado afirmam que o assassinato de Marielle Franco, que completa um ano nesta quinta-feira, 14, foi planejado durante três meses.
Ainda de acordo com os investigadores, Ronnie Lessa pesquisou na internet sobre a rotina da vereadora e também pesquisava, desde outubro de 2017, sobre o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL). O PM reformado também teria feito pesquisas sobre o general Braga Netto, então interventor na segurança pública do Rio de Janeiro, e sobre a submetralhadora MP5.