A Prefeitura de Caraguatatuba tem concentrado suas ações de rescaldo depois das fortes chuvas, principalmente nos bairros mais atingidos. Os trabalhos estão sendo comandados pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que está com equipes espalhadas nos bairros Rio do Ouro, Sumaré, Jardim Califórnia, Ipiranga, Jaraguazinho, Martim de Sá, entre outros.
Os principais serviços realizados são a retirada de terra das ruas, resultado dos diversos pontos de escorregamento. Os trabalhos são feitos com apoio de retroescavadeiras e também manualmente. Depois de retirada a terra, caminhões pipa são acionados para a lavagem das ruas. A operação Bota-fora continua sendo realizada normalmente, após a limpeza destes bairros.
A Prefeitura também mobilizou equipes das secretarias de Serviços Públicos (SESEP), Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e Defesa Civil para auxiliar os moradores que utilizam os acessos da Estrada da Serraria, nos fundos dos bairros do Sumaré e Cantagalo, região central da cidade. O local sofreu diversas interferências em decorrência das obras do contorno que atualmente se encontram visivelmente abandonadas e por conta das fortes chuvas ocorridas na cidade nos últimos meses, vêm causando transtornos aos moradores.
Limpeza das praias
Outra preocupação da Prefeitura é com a limpeza das praias. As ressacas diárias do mar vêm depositando um enorme volume de resíduos nas areias e levando uma grande quantidade de areia para a canalização de drenagem de águas pluviais.
Para manter as areias limpas, a Sesep está promovendo a retirada dos resíduos com retroescavadeiras e também rastelando manualmente. Já a abertura e limpeza dos canais de drenagem vem sendo feitas desde o Camaroeiro, passando pelo Indaiá, até o Porto Novo, na região Sul, visando facilitar o escoamento das águas, evitando assim pontos de alagamentos nas ruas e avenidas.
Nivelamento e bica corrida
Vale ressaltar que os trabalhos de nivelamento e cascalhamento em ruas não pavimentadas em vários bairros foram interrompidos momentaneamente por causa das chuvas. Segundo o responsável pela Regional Centro da Sesep, Bruno Alexandre Magina, trabalhos como esses não podem ser realizados em períodos de chuva pois acabam perdidos.
“É importante que as moradores tenham um pouco de paciência pois, com a previsão de um tempo melhor para a semana que vem, a Sesep voltará à sua rotina e poderemos retomar as atividades de terraplanagem, nivelamento e colocação de bica corrida”.