Entre os dias 20 e 21/04 (sábado e domingo), a cidade de Caraguatatuba recebe o Festival de Voo Livre, com realização do piloto Carlos Eduardo Tosetto dos Santos, com apoio da Associação Caraguatatuba de Voo Livre (ACVL), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secreatria de Esportes e Recreação.
O festival, que faz parte das comemorações de Aniversário da Cidade, homenageia o professor Auracy Mansano, que faleceu no dia 03/04 aos 83 anos. Os saltos serão realizados na pista de voo livre, no Morro Santo Antônio, com pouso na Praia do Centro.
Mais de 80 pilotos de diversas regiões do país são esperados, e o evento conta com as categorias asa delta e parapente. O objetivo do festival é expandir o público do voo livre, tornando Caraguatatuba uma cidade cada vez mais conhecida no ramo.
Segundo o presidente da ACVL, a pista é adequada para ótimos voos durante todo o ano, devido ao microclima de Caraguatatuba. “Este clima que temos na praia favorece voos durante todo o ano. O evento é uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas”, ressalta.
O presidente também relata que, desde janeiro de 2019, a pista conta com Notam – Notice To Airmen (Aviso Aos Aeronavegantes), que alerta aos pilotos de avião e helicóptero que sobrevoam o município que a cidade conta com uma pista de voo livre. “Isto é de extrema importância para que haja uma segurança maior aos praticantes de voo livre de Caraguatatuba, pois este alerta faz com que os pilotos que passem por aqui mudem a rota para evitar colisões”, explica.
Agora, a cidade também conta com seguro de vida, em convênio com a Porto Seguro. “O piloto paga, a partir de agora, uma taxa de R$ 10,00 para ter esta seguridade. Este seguro é obrigatório em voos duplos instrucionais”, relata o presidente.
Caraguatatuba possui um ponto de Vôo Livre muito procurado por contemplar algumas das mais belas praias do Brasil. Os Vôos de asa-delta e parapente são coordenados pela ACVL. Contatos podem ser feitos por meio do email eduardotosetto@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 958-432686.
Dados da Pista de Vôo Livre de Caraguatatuba:
- Altitude – 425 metros
- Desnível – 425 metros
- Quadrante – S/SE/E
- WayPoint – S 23º 36’ 638” W 045º 24’ 247”
- Decolagem – Rampa natural
- Pouso – Na praia. Atravesse a cidade para chegar ao pouso
- Melhor Época – O ano todo
Homenageado
Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 9 de junho de 1935. Mudou-se para Caraguatatuba definitivamente em 1978; mas possuia casa de veraneio na cidade desde a década de 50.
Professor em Pedagogia e Ciências, estudou magistério na Faculdade de Braz Cubas em Mogi das Cruzes e também formou-se em Artes Industriais pela Faculdade Belas Artes em São Paulo.
Apaixonado pela sala de aula, Auracy foi professor primário, professor de Ciências, Matemática e Artes. Além do magistério, também assumiu cargos importantes, chegando a ser vice-diretor e diretor de escola.
Segundo o filho, vereador Aurimar Mansano, a honestidade, lealdade, humildade, caridade, companheirismo e amor ao próximo e à família foram os principais valores ensinados pelo pai.
Casado com Maria Elma Mansano, desde 16/1/1965, Auracy deixa três filhos, Auracy Mansano Filho, Aurimar Mansano e Aurivaldo Mansano e a irmã, Aurora Mansano Paulo. Auracy era filho de Emilio Lhorente Mansano e Prudência Sanchez Mansano.