O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (29/04), 61 uniformes ao Grupo Escoteiro do Mar Guaravita. A doação foi realizada no gabinete do prefeito, Aguilar Junior.
Os uniformes são completos, com camisas e bermudas femininas e masculinas e serão utilizados pelos escoteiros com idade de 10 a 18 anos.
As peças foram confeccionadas na oficina de corte e costura do Fundo Social e contou com a participação de voluntárias na produção.
O diretor-presidente do grupo, Moises Figueiredo, disse que os uniformes contribuirão muito para o desenvolvimento do projeto, visto que novos participantes chegam a todo o momento e havia carência do material.
“Somos uma organização não governamental e não cobramos mensalidade de participação pela maioria dos alunos serem de baixa renda. Então contamos com a ajuda de parceiros. Esta doação irá aliviar muito nossos custos pois cada conjunto custaria R$ 120, então poderemos direcionar esses gastos para outra atividade”, disse Moises.
O prefeito Aguilar Junior reforçou a preocupação em investir no desenvolvimento do público jovem. “É uma alegria cuidar de jovens. O que estiver ao nosso alcance, vamos ajudar. Investir neste público é garantir um bom futuro para todos”, destacou.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, disse ser um trabalho de união e força de toda a equipe e ainda agradeceu o trabalho de todos os envolvidos. “É uma alegria investir em ações como esta e saber que existem jovens tão empenhados em atividades escoteiras. Contem com a gente sempre”, disse.
Também participaram da entrega, o relações institucionais do Grupo, Marcio Fernandes; a chefe da tropa escoteira, Isa Silva; escoteiros mirins e a equipe do Fundo Social.
O Grupo Escoteiro do Mar Guaravita tem sede nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos, no município de São Sebastião, há 30 anos. Sua colaboração independe de município, tornando as atividades abertas para jovens de todas as cidades do Litoral Norte.
O Escotismo do Mar é como qualquer outro escoteiro; ele presta a mesma promessa e segue a mesma Lei Escoteira. Ao mesmo tempo em que é um escoteiro, ele é um apaixonado pelo mar.
O que caracteriza os Escoteiros do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água. Onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, aí podem existir Escoteiros do Mar, seja água de mar, de rio, lago, lagoa ou Pantanal.
A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.