Criação do Ilhabela Festival foi anunciada no Rio2C – Rio Creative Conference – que contempla ações de mercado e a criação de uma Film Commission
Ilhabela anunciou, nesta sexta-feira (26), no Rio2C (Rio Creative Conference), a criação de uma premiação anual do audiovisual brasileiro, o Ilhabela Festival, que contempla ações de mercado e a criação de uma Film Commission. O evento deverá ser realizado de 19 a 23 de novembro.
Para realizar o festival, a ideia é captar recursos externos junto à iniciativa privada, BNDES e Bravi (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).
Com investimentos próprios e de patrocinadores, o evento contemplará a realização de ações como: avant-premières, rodadas de negócios, laboratório de projetos e premiação anual para obras de audiovisual brasileiras. Além disso, fortalecendo a iniciativa da criação de uma agenda anual para os negócios audiovisuais, a Prefeitura de Ilhabela irá anunciar a criação de uma Film Commission do município.
A Administração deve investir de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhões para fortalecer um projeto que, com recursos privados, pode vir a chegar a R$4 milhões.
Além da premiação anual de obras audiovisuais, concentra-se em aspectos intimamente relacionados com o mercado e seu potencial de geração de negócios. O projeto pretende reforçar também o desenvolvimento do turismo local para brasileiros e estrangeiros, impactar de forma direta diversos setores da economia da região e fomentar o aumento de uma cadeia baseada no setor criativo.
O Ilhabela Festival é direcionado a produtores, diretores, distribuidores, exibidores e outros profissionais ativos da indústria audiovisual, e prestigia o público da região com a exibição em primeira mão de longas-metragens convidados pelo evento.
Rio2C
O Rio2C é o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Desde sua primeira edição, é referência no mercado ao abraçar e ampliar a estrutura do RioContentMarket, plataforma de debates, tendências e negócios relacionados ao segmento audiovisual desde 2010.
Em oito anos, participaram do evento mais de 38 mil executivos de mídias digitais, broadcasting e mobile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores e compradores de conteúdo de mais de 36 países.
Toda a comunidade de criadores que consolidou o RioContentMarket no calendário mundial do audiovisual se ampliou para os mercados de Inovação e Música. Como Rio2C, o evento aumenta seu potencial de conectar os profissionais da indústria criativa, celebrando o presente e reinventando o futuro.
Film Commission
O Film Commission é composto por organizações sem fins lucrativos destinadas a trazer benefícios econômicos à sua jurisdição por meio de filmes, séries de TV, documentários, comerciais etc. Em geral, o Film Commission oferece serviços gratuitos e apoio às equipes que vão filmar em locações de uma cidade ou região, de modo que as produções possam ser realizadas sem contratempos.
Em troca, a região anfitriã recebe uma ampla gama de benefícios: efeitos diretos, indiretos e induzidos em sua economia; promoção da imagem, do patrimônio público e do turismo local; e estímulo à criatividade e a novas qualificações locais relacionadas ao setor audiovisual.
Em outras palavras, o Film Commission é o resultado promissor de uma nova política econômica e cultural para o setor audiovisual, não destinada apenas a oferecer suporte a alguns eventos ocasionais (por exemplo, um festival de cinema local) ou projetos específicos (produções com impacto cultural), mas também a conferir valor agregado a todo o setor audiovisual e a todas as indústrias locais a ele relacionadas.
“Um Film Commission movimenta a economia e gera empregos na baixa temporada”, comemora o prefeito Márcio Tenório.