Fotos: Gabriel Batalha/PMC
Os moradores do Residencial Getuba “Sylvio Luis dos Santos”, região Norte de Caraguatatuba, recebem a partir desta segunda-feira (24/06), um ciclo de palestras com diversos assuntos do dia a dia da comunidade. A ação seguirá até sexta-feira (28/06), sempre das 14h às 16h, no salão de festas do local.
O primeiro dia de palestras começou com as orientações do Sargento Sidomar do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, que levou aos moradores os principais acidentes domésticos e como preveni-los dentro de casa.
Segundo Sidomar cerca de 75% das quedas de idosos acontecem no próprio lar. “Mantenha sempre a casa iluminada; instale barras fixas ao lado do chuveiro e vaso sanitário, se necessário tome banho sentado e esteja sempre atento aos ambientes molhados”, explicou.
O bombeiro ainda acrescentou que chinelos, sapatos ou tapetes soltos também causam quedas, tanto para crianças ou adultos. “Todo cuidado é necessário para evitar qualquer acidente. Se a vítima ficar desacordada ligue imediatamente para 193 ou 192 e verifique os sinais de respiração”, acrescentou.
A moradora do residencial, Lúcia Helena Francelino, explica que a ação foi um pedido da comunidade e que a Prefeitura de Caraguatatuba prontamente organizou as palestras. “Tenho certeza que esses encontros serão muito esclarecedores para todos nós e sem dúvidas evitaremos diversos problemas já ocorridos”, disse.
O secretário de Habitação, José Eduardo da Silva, agradeceu ao público presente e destacou que o serviço é para o bem de todos com a oferta de mais conhecimento. “Vocês já tem um bem precioso que é a casa de vocês, então cuidem do seu lar, tenham zelo por ele e mantenham uma boa relação com seu vizinho. Façam sua parte para que o sonho da casa própria continue sendo realidade. Participem!”, reforçou.
Após palestra do Corpo de Bombeiros, o encontro seguiu com o enfermeiro do Ambulatório de Saúde Mental, Bruno Lima, que explicou sobre o serviço ofertado às pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares. Durante a palestra também foi abordado sobre o alcoolismo, dependência, sintomas e tratamento.
O ciclo segue na terça-feira (25/06), às 14h, com os técnicos da Secretaria de Urbanismo que irão explicar sobre diversos serviços como: Lei do Silêncio; Alvará de Construção e Habite-se; Obstruções de passeio público por materiais de construção, entre outros. Às 15h, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania abordarão sobre Programas Sociais (Bolsa Família, NIS, Cadastro Único).
As palestras continuam na quarta-feira (26/06), com a equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com o tema “Direitos e qualidade de vida da pessoa com deficiência e idoso e acessibilidade”. Às 15h, enfermeiros da Secretaria de Saúde explicarão sobre a importância da vacinação.
No dia 27 (quinta-feira), agentes da Defesa Civil, irão ministrar palestra sobre Missão, meta e funcionamento; Utilização do telefone 199; Iniciativa da Educação e Defesa Civil sobre os sinais que podem ocasionar inundações e outros desastres. Às 14h30, professores da Secretaria de Esportes e Recreação irão abordar sobre “Incentivo e desenvolvimento do esporte para crianças e adolescentes”.
Ainda no mesmo dia, às 15h, a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Soares, abordará os temas “Incentivar o plantio de árvores; Orientação para o plantio de mudas e horta comunitária; Orientações para descarte de contaminantes (óleo de cozinha, óleo de motor, etc.) e materiais inertes (provenientes da construção civil, móveis, etc.)
Para encerrar o ciclo de palestras, na sexta-feira (28/06), a equipe do Conselho Tutelar de Caraguatatuba explicará sobre o trabalho do Conselho; apresentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e direitos e deveres das crianças e adolescentes.
Às 15h, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, levará o tema “Dengue, sintomas da doença, controle do mosquito, principais criadouros e etc”.
O ciclo de palestras é um projeto de pós-ocupação de acompanhamento dos empreendimentos do município. Tem como objetivo ofertar auxílio jurídico, social e técnico construtivo, além de outras orientações necessárias ao bom convívio dos moradores dos Empreendimentos Habitacionais Sociais do município.