A Campanha do Agasalho promovida durante o mês de junho arrecadou mais de 15,2 mil peças, em 34 pontos de coleta distribuídos em todo o município. Do total recolhido, 11.696 itens foram aproveitados e serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade social.
Após a triagem das peças, as doações tiveram uma média de 30% de descartes. Os itens descartados representam roupas sem condições de uso, que estão rasgadas, com mau odor, manchadas, entre outros defeitos.
“Nosso objetivo sempre é priorizar pela dignidade da pessoa. Quem doa deve fazer pelo sentimento de solidariedade; um ato de bondade com o próximo, mas ainda, infelizmente recebemos itens com outra intenção”, esclareceu a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.
Além da Campanha do Agasalho, o Fundo Social ainda recebe com frequência a doação de roupas em geral. Em virtude das ocorrências de chuvas e famílias temporariamente desabrigadas, essas peças são repassadas rapidamente, esgotando o recebimento ao longo dos meses.
Tudo que é coletado fica disponível no Fundo Social das regiões Centro e Sul para doação às famílias encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os Cras ficam nos bairros Porto Novo, Jardim Aruan, Olaria, Jetuba e Massaguaçu.
No mês de agosto será realizada uma ação para arrecadação de outros itens, por meio do evento “Boi no Rolete”, organizado pela Sabesp. O objetivo é suprir peças recebidas em menor quantidade durante a Campanha, como roupas de cama, banho e cobertores.
A presidente ainda agradeceu a todos que dedicaram seu tempo para ajudar quem mais precisa e parabenizou mais uma vez a cidade pelo gesto solidário. “Cada vez mais fico grata com a população de Caraguatatuba. A solidariedade deveria ser praticada por todos. Apenas por meio de gestos pequenos iremos melhorar o convívio com as pessoas”, destacou Samara.
Balanço trimestral – Durante os meses de abril a junho, o Fundo Social entregou mais de 10,1 mil peças de roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas, atingindo quase 400 famílias encaminhadas pelos Cras.
Em parceria com o Senai, 75 pessoas foram capacitadas nas áreas de automotiva e alimentação. Além de mais 30 alunos que concluíram a oficina de Padaria Artesanal, realizada na sede do Fundo Social.