Caraguatatuba mais uma vez é pioneira na região no atendimento à população idosa. Atualmente, o município possui uma instituição de longa permanência que acolhe idosos totalmente dependentes, que viviam em situações de violação de direitos, como vulnerabilidade, abandono, negligência e violência.
Este tipo de acolhimento são para idosos com dependência Grau III, aqueles que não possuem condições de conviver no meio familiar e que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Uma conquista alcançada após anos de solicitações da equipe técnica atuante na área e sem sucesso. Nos últimos cinco anos, a maioria deste público ficava em hospitais ou continuavam sendo negligenciados em suas residências.
Com o serviço, o município poderá ofertar aquele idoso que não possui um bom prognóstico, uma finitude com dignidade, ou seja, proporcionará uma melhor qualidade de vida até os últimos dias de sua vida.
A parceria foi firmada com a Casa de Repouso CLAM, a única instituição que se enquadrava nos critérios estabelecidos para atender este público. Um investimento de R$ 273,5 mil para assistir seis idosos em um ano.
A instituição possui espaço ecumênico ou meditação, sala de reuniões, refeitório, cozinha, lavanderia, dormitórios com banheiros adaptados, área livre para convivência e desenvolvimento de atividades ao ar livre.
O quadro de colaboradores é composto por cuidadores de idoso, profissional para atividades de lazer, limpeza, alimentação, lavanderia e um responsável técnico.
A parceria é fiscalizada pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Saúde.