Com o crescimento do número de atletas com deficiência em Caraguatatuba, o Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação implantou este ano, um setor de fisioterapia paradesportiva, com objetivo de melhorar a condição do paratleta nas competições.
No município, a prática esportiva para pessoas com deficiência evoluiu para o esporte de alto rendimento, onde cada vez mais, os atletas alcançam níveis elevados de competição, trazendo para a cidade até Recorde das Américas.
Com treinamentos que exigem mais esforço do atleta, cresce também o número de lesões, colocando o profissional de fisioterapia como indispensável no melhor rendimento do paradesportista.
O trabalho do setor inicia com a avaliação de novos alunos, com acolhimento para conhecer o histórico e o que ele busca no esporte. A partir desta avaliação, o fisioterapeuta analisa sua condição e se a modalidade de interesse é indicada para o caso.
A fisioterapeuta do setor, Daniela Marazzi, explica que a partir da anamnese, a entrevista individual, é possível indicar qual modalidade o aluno irá se enquadrar. “Aos atletas de competição, nosso objetivo é cuidar; onde em caso de dor ou limitação, nada impeça o seu desenvolvimento na modalidade”, explica.
O principal objetivo é manter a qualidade de vida do atleta com deficiência, oferecendo acolhimento e garantindo sua condição no esporte, dentro do limite de cada um, mas sempre com foco na evolução e superação.
O setor atualmente realiza 64 atendimentos por mês, com seis atletas, onde são atendidos duas vezes na semana.
Além dos atendimentos, também são promovidas palestras dentro das escolas sobre o esporte paralímpico. “A ideia é mostrar que independente da deficiência, podem sim, participar de alguma atividade desportiva. Por meio do esporte, é possível desenvolver diversos benefícios e ter uma vida saudável, contou a fisioterapeuta.
A secretaria oferece treinamento de diversos níveis para pessoas com deficiência, desde iniciação até de alto rendimento, nas seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, salto em altura, salto em distância, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Atualmente, o departamento de esportes adaptados conta com 74 atletas, sendo 32 de alto rendimento que recebem o benefício da bolsa atleta. Semanalmente, realiza, em média, nove matrículas novas.
Serviço – Secretaria de Esportes e Recreação (Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal – telefone: 3885-2200).