Foi aberto nesta sexta-feira (4), o processo licitatório para a escolha da empresa que vai fazer as obras de revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e Antonio Fachini, na Praia Martim de Sá. A modalidade é concorrência e a publicação está no Diário Oficial do Estado.
Os documentos devem ser entregues na Secretaria de Administração até às 9h30 do dia 6 de novembro. Eles serão abertos às 10h da mesma data. Passado o certame, a estimativa é que as obras comecem ainda em dezembro.
O projeto da Praça Diógenes prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. A praça compreende uma área total de mais de 11 mil m².
O espaço tem a proposta de resgatar e fortalecer o artesanato local, além de fomentar o turismo. O projeto visa respeitar a história do município, com adequações ao futuro da cidade.
O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público; do espaço do Programa “Acessa SP”, projeto de internet gratuita; implantação de containers e lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.
A arborização existente passará por uma manutenção e receberá o plantio de espécies nativas conforme novo projeto paisagístico elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A praça atenderá todas as políticas de acessibilidade para que toda a população usufrua do espaço.
O projeto é uma prioridade do prefeito Aguilar Junior. “Este ponto foi considerado o segundo local mais visitado da cidade, tem que ser valorizado e respeitado. A obra beneficiará os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança”, destacou Aguilar Junior.
A Praça Antonio Fachini tem cerca de 3 mil metros quadrados e ganhará 10 quiosques construídos em um deck cimentício, quadra de Streetball, banheiro público e depósito com bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novos bicicletários.
Os recursos para a reformas são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado que autorizou convênio com o município para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos), no Centro, e Praça Antonio Fachini (Artesanato), na Praia Martim de Sá.