Caraguatatuba será referência na vacina contra vírus respiratório em pré-maturos e cardiopatas
A partir de 2020, Caraguatatuba será a única cidade do Litoral Norte a ser autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a administrar o medicamento palivizumabe, que é aplicado como vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para crianças pré-maturas, cardiopatas e pneumopatas.
#PraCegoVer: Convite de evento. (Foto: Divulgação/PMC)
As administrações do palivizumabe começarão a ocorrer em Caraguatatuba a partir de março de 2020, já que em fevereiro uma equipe da Secretaria de Saúde do município passará por capacitação em São José dos Campos antes do início dos trabalhos.
Nesta quinta-feira (07/11), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, convida médicos e enfermeiros de toda a região a participar da capacitação sobre a medicação, que acontece na Associação Comercial de Caraguatatuba das 9h às 13h.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Caraguatatuba foi escolhida para ser referência na administração desta medicação por ser uma cidade central na região do Litoral Norte de São Paulo.
Antes da decisão por centralizar esta imunização no município, pacientes necessitavam ir à Taubaté para receberem o palivizumabe.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, destaca que é uma honra para Caraguatatuba ser escolhida como referência.
“Este é um grande ganho do município, que melhora o acesso das mães destas crianças que necessitam tomar esta vacina em toda a região. Isso porque, esta imunização precisa ser administrada por um período de seis meses. Sendo que, anteriormente, a vacina era oferecida em Taubaté, o que gerava um grande transtorno a estas famílias pela necessidade de deslocamento”, relatou.
Confira aqui a programação completa da Capacitação sobre Palivizumabe desta quinta-feira (07/11).
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br