Com objetivo de despertar nos alunos a curiosidade em conhecer uma nova cultura, a escola municipal de Caraguatatuba, CIEFI Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, localizada no Sumaré, desenvolveu neste ano com base no livro didático adotado pela Secretaria de Educação, o projeto África, Tecendo novos Olhares.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar pela professora do Ensino Fundamental Básico, Karin Molnar, que levou para os alunos do 4°D, um pouco da história sobre a Capulana, um pano que é tradicionalmente usado pelas moçambicanas para cobrir o corpo. Este tecido foi evoluindo ao longo dos anos em termos de textura, cores, e até no seu próprio uso.
Em Moçambique, por exemplo, as mulheres usam-na no seu dia-a-dia, em cerimônias tradicionais como funerais, casamentos, ritos de iniciação ou para carregar seus filhos nas costas.
Os alunos, para representar o tecido utilizado pelas moçambicanas, desenharam a mão suas próprias Capulanas.
Ao total, 27 crianças puderam elaborar o projeto e apresentar para a escola e comunidade um pouco da cultura africana, suas comidas típicas, seu modo de vida, tradições e crenças.
O Projeto África, tecendo novos olhares, despertou curiosidade, não só nos alunos, mas também nas pessoas que estavam presentes.
Segundo a professora Karin Molnar o projeto ensinou aos alunos a importância de se conviver com o que é diferente e respeitar todas as formas de manifestações culturais. “Foi através deste conhecimento, que foi se criando novos olhares, para o que é diferenciado. É de extrema importância para o desenvolvimento pessoal do ser humano.”
Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br